Atenção! Comércio e restaurantes estão autorizados a abrir neste sábado
Luciano Lanes PMPA

Atenção! Comércio e restaurantes estão autorizados a abrir neste sábado

“Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária”, disse Eduardo Leite

Compartilhe esta notícia

Após reunião do Gabinete de Crise na manhã desta quinta-feira (1º), o governo do RS decidiu permitir a abertura de atividades não essenciais, como comércio e restaurantes, neste sábado (03), das 5h às 20h. No entanto, a suspensão geral das atividades foi mantida para a Sexta-Feira Santa (02) e Domingo de Páscoa (04).

“Estamos liberando o comércio não essencial para trabalhar no sábado, até as 20h, acolhendo um pedido dos setores econômicos ligados ao consumo da Páscoa. Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo, portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo”, afirmou o governador Eduardo Leite em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Leite também anunciou que as restrições de horários às atividades econômicas, que começaram no dia 20 de fevereiro e terminariam no domingo (04), será mantida nos dias úteis até 9 de abril, entre 20h e 5h. Novas reuniões ocorrerão nos próximos dias para discutir as medidas de prevenção ao coronavírus no Estado.

“Também decidimos que as restrições especiais de horário para todas as atividades entre 20h e 5h serão prorrogadas até o dia 9 de abril. Elas terminariam no domingo, dia 4 de abril, mas entendemos que ainda precisamos de um pouco mais de rigor e esforço por alguns dias, para não afetar a trajetória recente de leve recuperação”, apontou o governador.

As atividades como comércio de produtos não essenciais só podem funcionar entre 5h e 20h nos dias úteis e, excepcionalmente, neste sábado. Para restaurantes e lancherias, o horário limite para atender clientes de forma presencial é 18h nos dias úteis (incluindo este sábado), não podendo abrir nos demais dias. O atendimento pode ser feito nas modalidades de take away (pegue e leve) e drive-thru entre as 5h e 20h em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

Para os supermercados, o limite de funcionamento é 22h em qualquer dia da semana. Todos os serviços podem operar em modo delivery (tele-entrega). As atividades essenciais, como farmácias, clínicas médicas, postos de combustíveis, entre outros, não têm restrição de horário.

Parques temáticos, de aventura, jardins botânicos, zoológicos e museus, entre outros espaços de cultura e lazer, seguem proibidos de receber público externo na bandeira preta e na vermelha (limite para quem está em cogestão) em qualquer dia da semana. A permanência em praias, praças e parques urbanos também segue restrita. Estão liberadas apenas atividades físicas individuais nesses locais.

Planos locais de fiscalização

Com a liberação de atividades não essenciais neste sábado, o governo alertou para a necessidade de reforço na fiscalização. “Destacamos a necessidade de os municípios reforçarem seus planejamentos de fiscalização e, efetivamente, fiscalizarem as atividades. Somente com controle e pulso firme, poderemos ter, gradativamente, liberações às atividades, sem que isso prejudique o controle de propagação do vírus”, disse Leite.

O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!