Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Atenção: Rede municipal de Porto Alegre retomará aulas presenciais na próxima terça-feira (27)

Escolas da rede municipal devem retomar aulas presenciais na terça (27)

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Do Sul21

A secretária de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino, informou na tarde deste sábado (24) que as aulas presenciais na rede pública municipal serão retomadas na próxima terça-feira (27). O retorno será opcional e vale apenas para a Educação Infantil, 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Na sexta, o governador Eduardo Leite (PSDB) publicou novo decreto permitindo a adoção da cogestão na educação no Modelo de Distanciamento Controlado. Pela nova regra, as aulas podem ser retomadas mesmo nas regiões classificadas em bandeira preta que adotam regras mais flexíveis da bandeira vermelha. Pela nona semana consecutiva, todo o Estado segue em bandeira preta.

O governo do RS tem travado uma disputa na Justiça que impede a reabertura das escolas durante a vigência da bandeira preta. Leite defende que a nova regra não descumpre a decisão judicial e apenas contorna o impasse para retomar as atividades escolares.

Entidades estaduais e municipais, no entanto, avaliam que a decisão é uma manobra para descumprir a determinação da justiça e que coloca educadores e famílias em risco.

Leia a nota da secretária municipal na íntegra:

Considerando a publicação do Decreto Estadual que estendeu a cogestão à área da Educação, estamos planejando nosso retorno às aulas presenciais, a partir da próxima terça-feira, dia 27. Importante destacar que seguem valendo todos os protocolos estabelecidos e amplamente divulgados quando da apresentação da nossa estratégia para a reabertura das escolas, em 9 de fevereiro. Estamos convictos que a Rede Municipal de Ensino e nossas escolas comunitárias saberão recepcionar muito bem os nossos alunos, com todo o cuidado e segurança que merecem e que sempre caracterizaram o trabalho desenvolvido pela Smed, ao longo dos anos ! Um bom retorno !

Janaina Audino
Secretária Municipal de Educação