Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

Direto da redação:

Neste feriado de Tiradentes (21) o tempo seco e a temperatura agradável levaram centenas de pessoas à Usina do gasômetro e aos parques da capital. Desde o início da tarde, os frequentadores ignoravam as orientações da bandeira preta do distanciamento social, sem usar máscaras ou respeitar a distância de segurança. Uma parte do público optou por caminhadas ou corridas ao longo da orla, já outros se aglomeravam no passeio público, escadarias e também dos gramados no entorno.

Mesmo com a situação ainda crítica no sistema hospitalar da capital e o agravamento da pandemia da Covid-19, as movimentações seguiram intensas em outros pontos da cidade. Apesar de ser proibida a permanência em pontos de lazer e parques, muitos porto-alegrenses pareceram desconsiderar as restrições e seguiram realizando atividades como se não houvesse pandemia. No final da tarde, por exemplo, diversos pontos de aglomeração ainda podiam ser avistados nestes locais.

O comandante Marcelo Nascimento (Guarda Municipal) afirmou que o fluxo de pessoas foi muito grande ao decorrer de todo o dia. Mas assegura que a corporação fez o melhor que poderia numa situação destas.

A aglomeração ocorreu na Orla um dia após a prefeitura ter entregue as 19 salas no trecho 1 para o uso dos ambulantes. Desde o início da obra de revitalização da orla, os vendedores trabalhavam em barraquinhas montadas no Anfiteatro Pôr do Sol.