Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

INSS: As pessoas que sofrem de hipertensão, podem requerer o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?

Este benefício é temporário, com a finalidade do segurado continuar ganhando um determinado valor enquanto está incapacitada de exercer atividades laborais.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

No artigo de hoje vou explicar o que é auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, depois esclarecer se as pessoas que sofrem de hipertensão podem requerer tais benefícios. Continue conosco e fique por dentro do assunto.

Auxílio-doença

O auxílio-doença, é um benefício que tem a finalidade de ajudar financeiramente os segurados que por algum motivo de doença ou acidente, precisa afastar da sua atividade laboral por mais de 15 dias, pois, o mesmo provavelmente precisará de tratamento e recuperação adequada para retornar às suas atividades laborais.

Este benefício é temporário, com a finalidade do segurado continuar ganhando um determinado valor enquanto está incapacitada de exercer atividades laborais.

O que é aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez, é um benefício por incapacidade que é concedido ao segurado que, por motivo de alguma incapacidade permanente, o mesmo não consegue mais exercer suas atividades laborais.

O que é Hipertensão?

A hipertensão é mais conhecida como pressão alta, a mesma é caracterizada pela força que o sangue bate contra as paredes das artérias do corpo.

A pressão alta quando aferida está acima de 14/9 , existem casos em que a mesma pode ultrapassar o número de 18/12.

Como é diagnosticada a hipertensão?

O diagnóstico da hipertensão é um pouco delicada, pois, as pessoas que sofrem de pressão alta, não apresentam sintomas graves e o pior pode ocasionar acidentes vasculares ou até mesmo doenças cardíacas em maior grau.

A pessoa que sofre de pressão alta, pode requerer o auxílio-doença?

A hipertensão não compromete a vida laboral do cidadão, porém se o cidadão precisar passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades laborais temporariamente, o mesmo entende que aquele trabalhador precisa ser requerido pelo auxílio-doença.

Como eu disse acima, existem situações onde esta doença pode levar o cidadão a desenvolver outros tipos de problemas que precisam de cuidados maiores, como, por exemplo, um AVC.

A pessoa com hipertensão pode requerer a aposentadoria por invalidez?
A hipertensão não impede que o trabalhador exerça suas atividades laborais, portanto dependendo da situação o mesmo poderá sim, requerer a aposentadoria por invalidez.

Exemplo:

João sofreu um AVC que resultou em uma sequela, que consequentemente fez com que ele ficasse impossibilitado de exercer suas atividades laborais permanentemente, com isto ele precisará passar por uma perícia médica do INSS, para ser atestado a tal incapacidade.

Para marcar esta perícia médica, o cidadão poderá agendar o horário por meio do MEU INSS ou ligar na central de atendimento 135.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS. (Jornal Contábil)