O que se faz com as vacinas que sobram no final do dia? Prefeitura de Porto Alegre emite nota de orientando vacinadores
Foto: Divulgação

O que se faz com as vacinas que sobram no final do dia? Prefeitura de Porto Alegre emite nota de orientando vacinadores

Sobras seriam destinadas aos grupos prioritários de vacinação – idosos (do mais velho ao de menor idade, até 60 anos), profissionais de saúde e, na ausência desses, pessoas com comorbidades descritas no Plano Municipal de Vacinação

Compartilhe esta notícia

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre, visando otimizar todas as doses disponíveis nos frascos de vacina Coronavac/Butantan ou Oxford/Fiocruz, emitiu Nota Técnica que estabelece regramento para eventuais sobras de vacinas existentes em frascos no final de cada dia de vacinação. A nota foi enviada a todos os serviços vacinadores da cidade – seja da rede pública ou parceiros da iniciativa privada.

O documento construído pela SMS define que, no final do expediente de vacinação, havendo algum frasco aberto, os trabalhadores do local realizem busca ativa no entorno do local, ou no próprio, de pessoas que integram os grupos prioritários de vacinação – idosos (do mais velho ao de menor idade, até 60 anos), profissionais de saúde e, na ausência desses, pessoas com comorbidades descritas no Plano Municipal de Vacinação, em atendimento aos planos estadual e nacional.

“O objetivo é fazer a vacina chegar ao maior número possível de pessoas integrantes dos grupos prioritários de vacinação, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, evitando todo e qualquer desperdício ou perda de segurança da vacina”, destaca o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter. De acordo com as bulas dos imunobiológicos que estão sendo utilizados para a campanha contra Covid-19 no País, o tempo de abertura dos frascos é de seis horas.

“Não há orientação para vacinar pessoas fora dessas condições na Nota Técnica, até porque temos ainda muitas pessoas dentro dos 29 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e Ratificados no Plano Municipal de Operacionalização da Vacina”, enfatiza.

População ansiosa

A nota também enfatiza que no final do dia, havendo mais de uma sala ou equipe de vacinação, o processo de trabalho deve ser reorganizado para que apenas um frasco de vacina esteja aberto em caso de diminuição da demanda de público. “A vacinação contra Covid-19 tem gerado grande ansiedade na população, e tem-se observado a presença de pessoas nos locais em busca de sobras da vacina”, explica Ritter.

A tendência de sobra, no entanto, é cada dia menor, pois com a diminuição da faixa etária a ser vacinada, o público estimado cresce. A recomendação da SMS é de que as pessoas que não integram grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades, não busquem os locais tentando furar a fila da vacina. Todos os registros de doses aplicadas são nominais, ou seja, o nome de todas as pessoas que receberam a vacina fica registrado no SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações).

O Sul

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!