Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, visitou nesta quinta-feira, 22, as obras da nova adutora de água tratada da rua 18 de Novembro, no bairro Navegantes, Zona Norte, que devem ser finalizadas em julho. Nesta quinta está sendo lançada uma travessia de 36 metros de extensão sob a avenida Ceará, com a adoção de método não destrutivo. As obras da nova adutora foram reativadas em 2020, depois de terem ficado interrompidas por cerca de quatro anos, devido aos contratempos da construção da trincheira da Ceará. Na sexta-feira , 23, será a vez da travessia na rua Edu Chaves.

“Estamos buscando dar celeridade a esta obra, e o método não destrutivo vem em auxílio a este objetivo. Neste método, é possível escavar o local e assentar as tubulações sem ser necessário o bloqueio das vias, em especial, avenidas tão importantes como as do entorno da Ceará, de entrada e saída da Capital. Outro ponto que receberá este tipo de intervenção é a avenida Farrapos, que receberá uma passagem por baixo dos trilhos da Trensurb”, afirma Garcia.

Adutora de reforço do abastecimento – A nova adutora mede 1.250 metros em ferro fundido no diâmetro de 500 milímetros e 270 metros em polietileno de alta densidade de 560 milímetros. A tubulação irá reforçar o abastecimento na região do entorno da Arena, do Grêmio que registrou significativo crescimento populacional e imobiliário nos últimos anos.

O Dmae está investindo R$ 3,2 milhões em recursos próprios, e a execução é da terceirizada MGM Serviços Técnicos Ltda. A ordem de início foi dada no final de 2015, porém o trabalho andou um pouco e parou até 2020. Após dois aditivos de prazo, com as obras atualmente em bom andamento, a previsão é concluir a nova adutora em julho.