Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

A obra de substituição do emissário de interligação da Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Vila Farrapos, na rua Jaime Tolpolar, com a Ebap 5, na Voluntários da Pátria, passou dos 30% de execução nesta semana. Com investimento de R$ 2.146.176,93 provenientes do Fundo Especial de Indenização da Petrobrás, a melhoria iniciada em setembro de 2020 pela prefeitura é fundamental para minimizar o histórico problema de alagamentos na região.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, vistoriou o andamento dos trabalhos na manhã desta quinta-feira, 1º. “A rede que está sendo substituída estava quebrada, assoreada e sem funcionalidade, gerando transtornos para a população. A obra está em pleno andamento e com o cronograma em dia. Dos 342 metros de novas galerias em concreto pré-moldado, 181 metros já foram executados. A capacidade da rede do emissário está sendo dobrada, facilitando a vazão das águas pluviais e melhorando a fluidez das águas pluviais na estrutura”, ressalta.

A execução é feita pela Encosan Engenharia, Construções e Saneamento e o prazo de conclusão é setembro deste ano. “Esta é uma das intervenções que estão vindo para o Dmae a partir da reorganização administrativa estabelecida pelo prefeito Sebastião Melo. Na gestão passada estavam sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Agora nosso foco é planejar de forma integrada e executar melhorias nas áreas de abastecimento, esgotamento sanitário e drenagem”, explica.

Manutenção – A obra na região da Vila Farrapos otimizará o trabalho dos técnicos da prefeitura na realização de operações de limpeza e desobstrução do emissário quando necessário, que até então eram dificultadas porque a estrutura ficava em área particular. Agora a substituição está sendo efetuada no leito da rua Júlio Castilhos de Azevedo. As novas galerias medem dois metros de largura por um metro de altura.

Etapa final – Quando concluídos os serviços, será feito o calçamento de 1,5 metro de largura do lado Norte da rua e em parte do lado Sul, totalizando 360 metros de extensão. Também serão refeitos 38 metros de meio-fio que estão desalinhados ou danificados.

Mais melhorias – A Ebap Vila Farrapos recebeu ainda reforma predial, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e concluída em dezembro de 2020. Desde que incorporou os serviços de manutenção das redes pluviais em 2019, o Dmae vem fazendo a conservação e modernização das Ebaps, construídas em sua maioria na década de 1970. A Ebap 6, próxima à Freeway, está pronta, e as ações nas estações 1, 16 e 17 estão em andamento.

Além das reformas prediais das Estações, o Dmae implantou contêineres com o adequado conforto térmico e instalações sanitárias para os operadores de 14 Ebaps, além de sistemas de ancoragem e linha de vida para execução das atividades pelos operadores com maior segurança, evitando riscos de graves acidentes.