Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou, na madrugada desta sexta-feira, 16, a Operação Duas Rodas, na Zona Norte da Capital. Em uma única ação, 53 motocicletas foram recolhidas. A operação conjunta com o 20º Batalhão de Polícia Militar monitorou a divulgação de um evento chamado “Rolezinho de Quinta”, que reúne semanalmente centenas de motociclistas da Região Metropolitana em um posto de combustíveis na avenida Assis Brasil, próximo à rótula da avenida Bernardino Silveira Amorim, no bairro Sarandi.

Nos encontros, após a concentração, os participantes costumam sair em grupos para circular pela cidade, onde são vistos em manobras perigosas, que colocam as próprias vidas em risco e provocam a perturbação do silêncio ou excesso de barulho. Simultaneamente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou abordagens nas rodovias que chegam ou saem de Porto Alegre. Um grupo foi interceptado na BR-290, a Freeway, durante tentativa de fuga da operação.

“O aumento da acidentalidade com envolvimento de motos justifica a necessidade de verificar as condições destes veículos e a habilitação de seus condutores. O grupo dos motociclistas ou ocupantes de motos representa 52% das mortes no trânsito no primeiro trimestre do ano. Nos preocupa que metade destes condutores não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explica Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC.

Na ação foram flagrados oito condutores sem habilitação, recolhidos dez Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e registradas 119 autuações por outras irregularidades, como ausência de itens de segurança, falta de licenciamento, placas e surdinas alteradas.

Atendimento ao Cidadão – Denúncias de ocorrências podem ser feitas à EPTC pelo número 118 do Atendimento ao Cidadão com a identificação para colaborar com as ações de fiscalização.