Porto Alegre vacina 1/5 da população com a primeira dose da vacina contra o coronavírus
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre vacina 1/5 da população com a primeira dose da vacina contra o coronavírus

Sistema mostra outras quase 20 mil dentro do intervalo desejado – entre 21 e 28 dias a contar da primeira aplicação

Compartilhe esta notícia

Porto Alegre imunizou 302.127 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até esta segunda-feira (12). O total equivale a 20,3% (1/5) da população. Dessas, 91.615 tomaram a segunda dose, completando o processo. Outras 19.334 ainda não buscaram o reforço do imunizante 28 dias depois de serem vacinadas pela primeira vez.

Entre as pessoas acima de 63 anos, o número de imunizados chega a 181.761, superando 100% da população-alvo, que era de 180.985 pessoas nessa faixa etária. Nos três pontos de drive-thrus, foram aplicadas 2.962 doses, só nesta segunda-feira. Nesta terça, a Secretaria Municipal de Saúde mantém a vacinação para pessoas com 63 anos ou mais. A expectativa é de ampliar a vacinação para pessoas com 62 à medida que chegarem mais doses.

O atendimento segue sendo realizado em 30 unidades de saúde, das 8h às 17h, e nos drive-thrus do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e PUCRS, das 9h às 17h. Também nesses locais, pode ser aplicada a segunda dose para quem recebeu a primeira de Coronavac/Butantan há mais de 21 dias.

Locais de vacinação nesta terça-feira:

30 unidades de saúde, das 8h às 17h.
drive-thrus, das 9h às 17h:
– Big Sertório – Acesso pela rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam’s Club

– Big Barra Shopping Sul – Av. Diário de Notícias, 300

– PUCRS – Acesso pela av. Ipiranga, 6681 – atrás do Centro de Eventos, com entrada ao lado do Museu da PUCRS

Ao menos 19 mil ainda não procuraram segunda dose

Nesta segunda-feira, a DVS (Diretoria de Vigilância em Saúde) junto ao E-SUS Notifica, sistema de informação do Ministério da Saúde, divulgou que 19.334 pessoas, que receberam a primeira dose da Coronavac há mais de 28 dias, ainda não tomaram a segunda. O mesmo sistema mostra outras 19.934 pessoas dentro do intervalo desejado para aplicação da segunda dose – entre 21 e 28 dias a contar da primeira.

O diretor da DVS, Fernando Ritter, destaca a importância de idosos e profissionais de saúde – públicos prioritários da vacinação – completarem o esquema vacinal, mesmo que o prazo de 28 dias tenha sido superado.

“Estudos do Instituto Butantan corroboraram a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, de intervalo de 21 a 28 entre as doses para maior eficácia da proteção. No entanto, se o prazo for estendido, o fundamental é que a pessoa complete o esquema com as duas doses, garantindo maior proteção para formas e complicações mais graves da doença”, explica o diretor.

A Secretaria Municipal de Saúde analisa os dados da ferramenta nacional para identificar quais grupos prioritários vêm deixando, em maior parte, de se vacinar. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!