Primeira dose de vacina já reduz transmissão de covid dentro de casa em 50%
Reprodução

Primeira dose de vacina já reduz transmissão de covid dentro de casa em 50%

Estudo revela que a chance de um vacinado com a primeira dose passar o vírus para familiares cai quase pela metade, em comparação com pessoas não-vacinadas

Compartilhe esta notícia

As transmissões de covid-19 acontecem na rua, mas também em casa. Quem trabalha fora ou se expõe com frequência pode acabar infectando os familiares. Mas uma ótima notícia veio de um estudo feito no Reino Unido. Os pesquisadores descobriram que uma única dose de vacina contra a covid-19 foi capaz de reduzir a transmissão do coronavírus quase pela metade dentro da casa.

O estudo foi publicado pela Agência de Saúde do Reino Unido e avaliou 24 mil famílias que tiveram algum integrante com teste positivo para covid-19 depois de ser imunizado com a primeira dose das vacinas da Pfizer ou da AstraZeneca, as que atualmente estão disponíveis no país.

Segundo os pesquisadores, as pessoas infectadas com o vírus três semanas depois de terem recebido uma dose da vacina tiveram entre 38% e 49% menos riscos de transmitir o vírus aos membros da mesma casa do que as que não foram vacinadas.

Esse nível de proteção foi observado por volta do 14º dia após a vacinação e é similar independentemente da idade da pessoa vacinada ou das pessoas que vivem na mesma casa.

Segundo a Agência de Saúde do Reino Unido, as casas com famílias são locais considerados de alto risco de transmissão, o que significa que o estudo fornece evidências iniciais sobre o impacto das vacinas na prevenção da transmissão da covid-19.

A descoberta deixou os pesquisadores otimistas porque pode dar uma pista de que resultados parecidos podem ser conseguidos em outra áreas com alto risco de transmissão, como prisões, por exemplo.

Apesar dos resultados, a Agência de Saúde do Reino Unido orienta que as pessoas continuem se cuidando mesmo após receber as doses da vacina, mantendo os cuidados como a higiene das mãos e o distanciamento social.

Coronavírus em ambientes fechados

Recentemente também foi publicado um estudo que sugere que a regra dos 2 metros de distanciamento não evita a transmissão do coronavírus em ambientes fechados, sem ventilação.

“Nós argumentamos que, no contexto da transmissão pelo ar em um espaço fechado, os benefícios da regra de dois metros de distância são limitados. Como todos na sala respiram o mesmo ar, eles compartilham o mesmo risco. O distanciamento social pode estar dando a você uma falsa sensação de segurança”, disse Martin Bazant, um dos autores do estudo.

Catraca Livre

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!