Zonas Norte e Leste de Porto Alegre devem ter falta de água na semana que vem
falta de água, torneira, Dmae Porto Alegre
Foto: Reprodução

Zonas Norte e Leste de Porto Alegre devem ter falta de água na semana que vem

A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização.

Compartilhe esta notícia

Interligações e remanejamento de redes de água na Zona Norte, além do conserto de um hidrante na Zona Leste, estão na programação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na próxima semana. Se chover forte, os serviços poderão ser transferidos, exceto o conserto de hidrante, que será realizado com qualquer tempo.

Na Zona Norte, redes de água serão interligadas na rua João Paris esquina da avenida Bernardino Silveira Pastoriza e esquina da rua Pero Lobo Pinheiro, e também na avenida Gamal Abdel Nasser esquina da rua Tarcila Dutra. O serviço será na terça-feira, 20, com possibilidade de desabastecimento nos bairros Rubem Berta e Santa Rosa de Lima, a partir das 8h30. O retorno é esperado à noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

Na Zona Leste, o conserto de um hidrante na rua Carlos Ribeiro da Silva, 20, poderá causar falta de água no Partenon, a partir das 9 horas de quinta-feira, 22. A normalização está prevista à noite, ou depois desse prazo nas partes altas da região. O serviço será realizado mesmo que chova.

Ainda na quinta-feira, 22, porém na Zona Norte, está programado o remanejamento da canalização de água na avenida Sertório, 3900, esquina da rua Diretriz. A rede será desviada para implantação de uma Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE). O abastecimento de água fica interrompido, a partir das 9 horas, em parte do Jardim Floresta. O retorno deve ocorrer à noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

Entenda mais sobre os serviços do Dmae – Os Serviços Programados têm objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os Serviços Programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término, tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos domicílios, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição só recomeça depois que os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível de água suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as extremidades da canalização.

Aspecto da água – A água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!