Após um abril seco, maio deve ter acúmulos maiores de chuva e massa de ar frio já na primeira semana; veja como será o mês que se inicia
Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA

Após um abril seco, maio deve ter acúmulos maiores de chuva e massa de ar frio já na primeira semana; veja como será o mês que se inicia

Maio deve terminar com acumulados de chuva mais altos

Compartilhe esta notícia

Da Metsul

Clima em maio terá uma diferença fundamental para abril. Segundo a Metsul Meteorologia, o mês terá um aumento da chuva e, como seria de se esperar, um incremento do frio.

Com efeito, o Rio Grande do Sul acaba de ter um dos meses de abril mais secos das últimas décadas. Em muitas cidades gaúchas, não chovia tão pouco em abril desde as décadas de 80 e 90.

Maio, entretanto, deve terminar com acumulados de chuva mais altos. Nesse sentido, agora na primeira semana do mês, entre terça e quarta, com a passagem de frente fria, se espera chuva em todo o Rio Grande do Sul. Os mais altos volumes devem se concentrar no Centro, no Oeste e no Sul.

Na segunda metade de maio se espera um episódio mais expressivo de chuva no Estado que, por sua vez, traria acumulados mais altos desta vez na Metade Norte.

Quanto à temperatura, maio é um mês de transição para o inverno. A primeira metade do mês tem características mais outonais, mas na segunda quinzena já começam a se estabelecer características climáticas da estação fria.

Em 1979, como uma recordação, houve no final de maio o famoso jogo da neve em que Grêmio e Esportivo se enfrentaram em Bento Gonçalves durante uma forte precipitação de neve.

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia de diversos modelos de tempo e clima indicam que não será um mês muito frio, o que não significa que deixarão de ocorrer noites com mínimas geladas.

O frio é que não será uma constante. Agora, logo no começo do mês, um episódio de veranico traz dias de temperatura alta com máximas no Estado de até 32ºC a 33ºC na segunda-feira, antes da chegada de uma frente fria.

Na terça, começa a ingressar no território gaúcho uma nova massa de ar frio que trará mínimas baixas com geada em diferentes regiões na segunda metade da semana.

Para a segunda metade de maio se projeta uma massa de ar polar de maior intensidade que trará as mais baixas mínimas do mês, além de formação de geada em um maior número de municípios.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!