Atenção: Vacinação contra covid-19 está disponível a todas gestantes e puérperas acima de 18 anos – Porto Alegre 24 horas

Atenção: Vacinação contra covid-19 está disponível a todas gestantes e puérperas acima de 18 anos

A atualização da norma é do Ministério da Saúde e foi lançada por meio da Nota Técnica 467, publicada no final de abril.
Foto: Cristine Rochol/PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Grávidas em qualquer período gestacional e mulheres até 45 dias após o parto, ambas acima dos 18 anos, integram o grupo prioritário da vacinação contra Covid-19. A atualização da norma é do Ministério da Saúde e foi lançada por meio da Nota Técnica 467, publicada no final de abril. A imunização está disponível em unidades de saúde, tenda, drive-thru e farmácias parceiras (confirma os endereços abaixo).

O médico e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, ressalta que a recomendação do ministério leva em consideração a mudança no cenário epidemiológico do país em relação a gestantes. “Observa-se que a própria gestação por si é fator de risco para a Covid-19, com aumento no número de mortes de mulheres grávidas infectadas, de partos prematuros e complicações da doença em gestantes”, explica.

As puérperas, se estiverem na condição de lactantes, não devem interromper o aleitamento. A única condição que deve ser respeitada é o intervalo mínimo de 14 dias entre a administração da vacina contra a Covid-19 e outras vacinas como a da influenza ou outras do calendário da gestante.

A gestante Ana Cláudia Albuquerque Braz recebeu a primeira dose da vacina Comirnaty, da Pfizer, na unidade de saúde Camaquã, na Zona Sul. “Estou na 27ª semana de gestação. Não tenho comorbidades, mas minha idade, 42 anos, já é avançada para uma gravidez. A expectativa pela liberação da vacina pelo ministério era enorme. Quando vimos que o calendário permitia a imunização, a felicidade quase não coube no peito”, comemora Ana Claudia, que teve recomendação de seu médico para receber o imunizante.

A medida também é recomendada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, que  informou em nota  estar em consonância com a decisão do Ministério da Saúde. “O Simers considera de fundamental importância a campanha de imunização que vem sendo desenvolvida”, diz a nota.

Confira os locais de vacinação para gestantes e puérperas

Onde: Drive-thru da PUC

Horário: 9h às 17h

Endereço: Acesso pela av. Ipiranga, 6681.

 

Onde: Tenda no estacionamento do Bourbon Country

Horário: 9h às 17h

Endereço: R. Thadeu Onar esq. Dr. Diário Bittencourt

 

Onde: Unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereço: Confira a lista com as 34 unidades

 

Onde: Farmácias parcerias

Horário: 9h às 17h (exceto Panvel Iguatemi, que abre às 10h)

Endereço: Confira a lista com as 21 farmácias parceiras

 

Documentos necessários:

Carteira da Gestante, documento oficial com foto e comprovante de residência.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade