Foto: Alex Rocha | PMPA

Aulas do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental são retomadas nesta segunda em Porto Alegre

Ao todo, 12.715 estudantes dessa faixa estão matriculados em escolas municipais de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino podem retornar às aulas presenciais a partir desta segunda-feira, 10. Ao todo, 12.715 estudantes dessa faixa estão matriculados em escolas municipais de Porto Alegre. Eles se juntarão às 32 mil crianças, em que o comparecimento às escolas presencialmente foi retomado no dia 29 de abril.

Ao longo da primeira semana de aula (entre 29 de abril e 7 de maio), o levantamento diário realizado pela Smed apontou o comparecimento de mais de 20 mil crianças, nos turnos da manhã e tarde. “A resposta dada pelos pais e familiares foi a mais eloquente possível, no sentido da validação de nossos protocolos, ao confiar suas crianças aos profissionais de educação da rede pública municipal”, avalia a secretária Janaina Audino.

O calendário de retorno às aulas presenciais, anunciado pela Smed em 30 de abril, prevê uma volta escalonada, por faixa escolar, a cada semana. Na outra segunda-feira, 17, será a vez dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, as escolas do município têm 14.519 alunos matriculados nessa faixa.

A estratégia de distanciamento, apresentada ainda no mês de fevereiro, estabelece um revezamento das turmas, com a possibilidade de atendimento de 100% das crianças matriculadas em até cinco dias.

Como política de apoio a um retorno mais seguro das atividades pedagógicas presenciais, os profissionais de ensino do município estão passando por testagem periódica. Até o momento, mais de mil trabalhadores em educação das escolas municipais foram encaminhados para testagem pelos laboratórios credenciados na Secretaria Municipal de Saúde. (PMPA)