Siga o Porto Alegre 24 Horas no Google News Entre no grupo do Whatsapp

A revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba está cada vez mais perto de sua conclusão, prevista para agosto de 2021. Dentre os diversos serviços que compõem a obra, que ocorre na extensão de 1,6 quilômetro entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante, o avanço dos trabalhos para o paisagismo do trecho começa a chamar atenção de quem passa pelo local.

Ao todo, cerca de 70% das intervenções em paisagismo já foram executadas. “O paisagismo dará o toque final para este que será um dos maiores espaços públicos da nossa cidade. Para estes serviços, estamos investindo mais de R$ 1,5 milhão. Queremos garantir que Porto Alegre finalmente se reencontre com o Guaíba”, destaca o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Pablo Mendes Ribeiro.

“Além do gramado, que soma uma extensão de 28 mil metros quadrados, o trecho contará com uma seleção de espécies arbóreas, arbustivas e ornamentais”, conta a engenheira agrônoma Gabriela Moura, servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pelo paisagismo. Entre as espécies que poderão ser encontradas no trecho estão a Caliandra Vermelha (Calliandra tweediei), Vassoura Vermelha (Dodonaea viscosa), Lantana (Lantana camara), Sarandi Branco (Cephalanthus glabratus), Sarandi Vermelho (Sebastiana schotiana), Capim-dos-Pampas (Cortaderia selloana), Capim Vassoura (Andropogon bicornis), Capim Rabo de Burro (Schizachyrium microstachyum), Barba de Bode (Aristida jubata), Verbena (Glandularia aristigera), Salvia (Salvia guaranítica), Verbena Rígida (Verbena rigida).

Para a execução do paisagismo da obra, foram adotados conceitos que consistem na valorização dos atributos do cenário natural, na criação de melhores condições para a contemplação do rio e do pôr-do-sol e na preservação e introdução de vegetação nativa no Parque, o que proporciona melhores condições de adaptação e manutenção das espécies vegetais.

Orla trecho 3 – Ao todo, mais de 75% dos serviços da revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba já foram executados. No espaço haverá 150 vagas para estacionamento de automóveis, 27 quadras poliesportivas, estruturas de apoio para exercícios físicos, ciclovia, bares e a maior pista de skate da América Latina. (PMPA)