Bebê faz sucesso ao nascer com o cabelo todo branco no interior do RS
Reprodução/Facebook

Bebê faz sucesso ao nascer com o cabelo todo branco no interior do RS

Condição provoca a ausência completa ou parcial de melanina, o que exige cuidados pelo resto da vida

Compartilhe esta notícia

Do Catraca Livre

O nascimento de bebê chamou atenção do município de Erval Grande, no noroeste do estado, onde a família mora. O pequeno Lucas Valentim Martinelli veio ao mundo com o cabelo totalmente branco. A mãe Dirce Soares, de 30 anos, que tem outros três filhos com os cabelos pretos, disse que foi uma surpresa.

“Eu achei estranho quando o vi, aí depois a médica veio falar que ele seria albino, mas até então eu nunca tinha visto”, contou ela em uma entrevista à TV Bom dia.

O menino, que nasceu no dia 20 de abril, ficou famoso nesta semana depois que familiares publicaram suas fotos nas redes sociais.

Albinismo exige cuidados

A alteração genética que provoca a ausência completa ou parcial de pigmento na pele, cabelos e olhos é considerada rara, ocorre quando a pessoa recebe dois genes defeituosos, um de seu pai e outro de sua mãe. A incidência de albinismo no mundo é de cerca de 1 caso para cada 20.000 nascimentos, de acordo com estimativa da ONU.

A condição requer cuidado com o sol, pois além dos albinos serem mais sensíveis à luz forte, têm mais propensão a desenvolver câncer de pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso acontece porque o pigmento, além de ser responsável pela coloração da pele, tem a função de protegê-la contra a ação da radiação ultravioleta.

Os albinos também estão mais propensos a desencadear problemas visuais futuros, e por isso precisam de acompanhamento com um oftalmologista.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!