Delivery pode ter aumento de até 200% na demanda no fim de semana do Dia das Mães
Foto: Reprodução

Delivery pode ter aumento de até 200% na demanda no fim de semana do Dia das Mães

Data é esperada pelo setor de alimentação e deve aumentar faturamento, mas não será suficiente para suprir o rombo financeiro de 13 meses de funcionamento modificado

Compartilhe esta notícia

Um tradicional restaurante de São Paulo já está recusando reservas para a comemoração do Dia das Mães. A data é a mais esperada pelo setor de alimentação e a que mais contribui para o aumento no faturamento. O proprietário, Leonel Paim, ressalta que apesar do alívio, a alta na demanda não é suficiente para cobrir os prejuízos causados pela pandemia.

“Não paga as despesas da casa, a grande verdade é essa. E não cobre o prejuízo que tem se arrastado nesses 13 meses que não está em funcionamento normal. Então claro que é um alento, mas não resolve os problemas de caixa de nenhum restaurante”, afirmou em entrevista à Jovem Pan. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo prevê um aumento de 200% na demanda no fim de semana do Dia das Mães em comparação a um fim de semana comum durante a pandemia.

Segundo o presidente do conselho estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de São Paulo, Percival Maricato, o número é relacionado apenas aos pedidos realizados por delivery. Segundo ele, o setor está preparado para atender todos os pedidos. “No ano passado a gente não estava preparado para o nível de pedidos com a intensidade que os restaurantes foram requisitados. Houve muita dificuldade de atender, às vezes não havia nem funcionários suficientes. Neste ano a gente fez uma campanha de preparação melhor. Nós advertimos porque a gente realmente espera muito mais pedido do que no ano passado”, disse. Por causa das restrições impostas pelo Plano São Paulo, bares e restaurantes podem funcionar das seis horas da manhã até as nove da noite com apenas 30% da capacidade.

Percival Maricato ressalta que o faturamento poderia ser ainda maior se o setor tivesse mais possibilidade de ocupação e atendimento. “O governo está trocando os pés pelas mãos nesse caso. Você vê que agora no Dia das Mães ele abre 30%, que está nos confundindo com lojas de calçado, com papelaria, porque para uma papelaria pode ser até conveniente você atender 30% da clientela, mas para nós não.

Deveria ter um tratamento mais adequado”, afirmou. A Abrasel ainda defende que “o acréscimo de somente uma hora, alterando para as 21h o término do atendimento, e 5% a mais de ocupação não tem impacto relevante no setor. Segundo a entidade, “a mudança de horário não possibilita a operação do jantar, pois os clientes geralmente começam a chegar nos restaurantes a partir das 20h. Na quinta-feira, 6, a entidade chegou a enviar uma carta ao Governo de São Paulo pedindo “a flexibilização das restrições de 25% para 60% de ocupação e recepção de clientes até às 22h da noite, reiterando que restaurantes e bares são ambientes seguros, pois são os que mais respeitam os protocolos de segurança. (Jovem Pan)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!