Motorista Robson revela como foram primeiros dias em prisão na Rússia: ‘Só bebia água, dormia e chorava’
Foto: Reprodução | TV Globo

Motorista Robson revela como foram primeiros dias em prisão na Rússia: ‘Só bebia água, dormia e chorava’

Em entrevista ao ‘Esporte Espetacular’, Robson Oliveira conta que viveu racismo e sofrimento em detenção. Familiares ficam indignados com jogador Fernando

Compartilhe esta notícia

Robson Nascimento de Oliveira esteve detido desde março de 2019 na Rússia. Ex-funcionário do volante Fernando, do Beijing Guoan, o motorista chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira. Robson foi preso por transportar uma mala com o medicamento Mytedon – cloridrato de metadona –, proibido no país europeu. O brasileiro contou os dias de terror que vive no estrangeiro.

Primeiros dias na prisão

Em entrevista ao “Esporte Espetacular”, Robson conta que estava trabalhando na casa do jogador quando um familiar o chamou para ir à delegacia. Sem saber o motivo exato e sem esperar que seria detido por ter carregado as malas para a família do atleta, ele ficou surpreso ao saber que Fernando e a esposa alegaram desconhecer o conteúdo da mala.

– Era complicado. Houve vários pedidos de soltura para que eu respondesse em liberdade. E nunca houve nem um “mais ou menos”. Era sempre não. Na prisão, eu só bebia água e dormia. Por conta do fuso horário. Só bebia água, dormia e chorava. As horas em que eu estava acordado, eu estava chorando.

– Eu só pensava em sair dali. Só queria sair. Independente do que eu estava sentindo. Eu nunca perdi a esperança, porque eu era inocente – comentou ele, que chegou a perder 20 Kg na detenção.

Racismo na Europa

Robson, que é preto, ainda conta que era constantemente vítima de racismo no país estrangeiro. Para o brasileiro, o preconceito estrutural era denunciado pelo olhar dos russos. Ele conta que, inclusive, um russo teria questionado ele se, no Brasil, pessoas brancas e pretas viviam juntas.

Família não aceita desdém de Fernando

A mãe de Robson se emocionou ao falar que o filho não vinha se alimentando bem nem no Brasil, segundo ela. Em entrevista, Vanda do Nascimento e o filho do motorista, Robson Jr., relatam como foi conviver tanto tempo sem o parente e se revoltam com a família do jogador Fernando.

– Muito complicado, porque ele tem uma certa idade, meus avós também. Eu tive que me manter forte e levar isso. Não queria deixar eles caírem na tristeza. (…) Nem sei explicar o sentimento sobre a família do Fernando. Nunca fizeram nada pela nossa família nem pelo meu pai – disse o filho.

– Eu não desculpo. Assim como ele sofreu lá, na prisão, eu sofri aqui. Nós sofremos aqui fora – confessou a mãe.

(IstoÉ)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!