Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Novo lote de vacinas de Oxford/AstraZeneca chega ao RS

Avião com 243,4 mil ampolas pousou no Salgado Filho no início da manhã

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (06), mais 243,4 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O avião que trouxe o imunizante ao Estado pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 8h35min. A carga foi imediatamente encaminhada à Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos), onde ficará até a sexta-feira (07).

Representantes das prefeituras gaúchas se reúnem com técnicos da SES (Secretaria Estadual da Saúde) na tarde desta quinta-feira. O encontro servirá para a definição do plano logístico para a entrega, bem como para a orientação de uso das vacinas. A tendência é de que elas sejam aplicadas como primeira dose, ampliando o número de pessoas com comorbidades contempladas com a imunização.

O Palácio Piratini espera que, para os próximos dias, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 – desta vez, na fórmula da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Nesta quinta-feira, a fabricante entregou mais um milhão de doses ao Ministério da Saúde. O imunizante está em falta no Estado: pelo menos 433 mil gaúchos estão com a segunda dose em atraso, e não há previsão para a regularização das aplicações.

Balanço

Com o recebimento da carga de Oxford, sobe para 4.921.310 o número de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. Até o momento, pelo menos 2.394.070 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 1.010.020 já completaram o programa, com duas doses previstas pelas fabricantes.

O Sul