Novo modelo de distanciamento: Estado vai elaborar protocolos mínimos e gestão será dos municípios
Foto: Reprodução

Novo modelo de distanciamento: Estado vai elaborar protocolos mínimos e gestão será dos municípios

Novo modelo de distanciamento: Estado vai elaborar protocolos mínimos e gestão será dos municípios

Compartilhe esta notícia

Do Sul21

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), apresentou, em vídeo divulgado nesta quarta-feira (5), as diretrizes do novo modelo para o enfrentamento da covid-19, que será lançado nos próximos dias. Leite explicou que o sistema terá um foco maior na gestão de protocolos por parte de municípios e que caberá ao Estado acompanhar e emitir alertas, interferindo na implementação de restrições apenas em “último caso”.

Leite iniciou o vídeo afirmando que o atual modelo do Distanciamento Controlado foi construído a partir do diálogo com prefeituras, com entidades e com deputados e que, agora, está fazendo uma nova rodada de interações para a elaboração do novo modelo, que terá o propósito de proteger a vida e “preservar ao máximo” a atividade econômica.

Segundo explicou, caberá ao Estado, a princípio, apenas a elaboração de protocolos mínimos. “O Estado se propõe, no que imaginamos que seja esse novo modelo, a ser aquele que coordena, acompanha os indicadores, emite os alertas para cada região e estabelece os protocolos mínimos, que serão, como diz o próprio nome, mínimos. Eles serão desde o uso da máscara em alguns espaços a outros protocolos que já são pacíficos como importantes para o distanciamento”, afirmou.

O governador explicou que ainda existirá outro grupo de protocolos padronizados, mas que eles poderão ser alterados pelos municípios em acordos regionais. Ele espera, com isso, reforçar a gestão compartilhada do sistema com os municípios e que o Estado só interfira quando avaliar que as regiões não estão respondendo de forma correta a alertas que venham a ser emitidos pelo Gabinete de Crise.

“A região ajusta os seus protocolos e nós vamos ficar acompanhando, como governo do Estado. E, de acordo com os indicadores, se começa a acompanhar aumento de casos, aumento de internações, o Estado emite os alertas e a região tem que responder quais as providências que está adotando. Se as providências forem consideradas suficientes pelo Gabinete de Crise, ok, segue a região gerenciado. Se não forem, aí partimos para uma reunião com a região, buscamos fazer uma intermediação e, em último caso, uma intervenção na região em função de alguma necessidade excepcional de estrição maior”, disse.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!