Prefeitura de Porto Alegre apresenta plano de gestão de manutenção de pontes, viadutos e passarelas
Foto: Giulian Serafim/PMPA

Prefeitura de Porto Alegre apresenta plano de gestão de manutenção de pontes, viadutos e passarelas

Desde fevereiro, Viaduto dos Açorianos passa pela maior intervenção já realizada na sua história

Compartilhe esta notícia

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras de Infraestrutura (Smoi), apresentou um plano de gestão para manutenção de obras de artes especiais, como são chamadas as pontes, viadutos e passarelas de concreto. A elaboração do plano atende a uma solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e prevê ações pelos próximos quatro anos.

O plano de ação contempla 35 inspeções por ano às obras de artes especiais, totalizando as 140 existentes em Porto Alegre. As vistorias seguirão os fundamentos da NBR 9452.

“Todos os viadutos, pontes e passarelas da nossa cidade passarão por inspeções. Para 2021 estão programadas 15 inspeções especiais e 20 inspeções rotineiras”, garante o secretário Pablo Mendes Ribeiro. “Este processo será continuado. Queremos garantir a segurança dos porto-alegrenses que utilizam diariamente estas estruturas”, conclui.

Além do plano de inspeções, estão programadas as contratações de projetos de recuperação estrutural de dez pontes do município. Após elaboração dos projetos, será possível licitar e executar obras semelhantes às que ocorrem no Viaduto dos Açorianos, que desde fevereiro deste ano passa pela maior intervenção já realizada na sua história. (PMPA)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!