Presidente da Anvisa confirma que recebeu pedido para alterar bula da cloroquina
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agencia Brasil

Presidente da Anvisa confirma que recebeu pedido para alterar bula da cloroquina

A cloroquina e a hidroxicloroquina são comprovadamente ineficazes contra a o coronavírus.

Compartilhe esta notícia

Brasil de Fato

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, confirmou nesta terça-feira (11) que recebeu um pedido para mudar a bula da cloroquina, incluindo a recomendação de uso contra a covid-19.

A declaração foi feita durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, e confirmou versão apresentada pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta no último dia 4.

Segundo Barra Torres, o pedido chegou por meio de Nise Yamaguchi, médica que se reuniu várias vezes com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e foi elogiada publicamente por ele. Na reunião, segundo o diretor da Anvisa, estavam presentes o general Braga Netto e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, além de outros médicos.

“Não sei quem teve essa ideia”, disse Barra Torres à CPI. “Esse pedido provocou até uma reação deselegante da minha parte. Só quem pode mudar a bula é o laboratório fabricante. Não tem nenhum cabimento”, completou.

A cloroquina e a hidroxicloroquina são comprovadamente ineficazes contra a o coronavírus. Há mais de um ano, a Anvisa alertou Bolsonaro que esses medicamentos não deveriam ser usados em pacientes de covid.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!