Secretaria da Saúde aguarda que municípios registrem aplicações das segundas doses para avaliar medidas
Foto: Cristine Rochol / PMPA

Secretaria da Saúde aguarda que municípios registrem aplicações das segundas doses para avaliar medidas

Secretaria analisa dados sobre vacinação da segunda dose no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações

Compartilhe esta notícia

A Secretaria da Saúde segue monitorando e analisando os dados de vacinação informados pelos municípios ao SI-PNI, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, para avaliar medidas que possibilitem apoiar os municípios a completarem a imunização daqueles que tomaram a primeira dose da Coronavac no RS. Dados apurados no SI-PNI na quarta-feira (19/5) revelam que, das 1.650.580 doses distribuídas pelo Estado aos municípios para segundas doses (D2) da Coronavac, ainda faltam aplicar e/ou registrar 538.755 doses.

“Só vamos conseguir ter exatidão sobre as possíveis dificuldades após os municípios aplicarem todo o quantitativo que enviamos e registrarem no sistema”, explica Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.” Entre as hipóteses para os problemas alegados pelos municípios podem estar desde falhas nos registros até migrações entre municípios, ou seja, pessoas que tomaram a primeira dose em um lugar e agora precisam tomar a D2 em outro, além de algum possível equívoco de uso da D2 como primeira dose”.

A partir da análise dos registros, será possível avaliar faltas pontuais e planejar, se for o caso, o remanejamento de saldos entre municípios. Desde o início da campanha de vacinação da Covid-19 no RS, em janeiro de 2021, a SES distribuiu 1.647.470 doses da vacina Coronavac aos municípios gaúchos para aplicação da primeira dose em grupos prioritários, seguindo a ordem estabelecida pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e conforme pactuações entre Estado e municípios (municípios representados pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, o Cosems). Todas as pactuações estão registradas nas resoluções da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Matematicamente, portanto, o Estado distribuiu doses suficientes para completar o esquema vacinal de todos os gaúchos imunizados com a primeira dose da Coronavac.

“Conforme os municípios forem vacinando e registrando, vamos continuar acompanhando para entender a situação de cada local e atuar em conjunto com os gestores na busca de soluções. Se preciso, vamos recorrer ao Ministério da Saúde para completar eventuais faltas de doses. O importante é que o esquema vacinal dos gaúchos se complete para que possamos avançar na superação dessa pandemia”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Fonte Governo do Estado do RS

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!