Foto: Robson da Silveira

Atenção! Paciente contaminado com nova variante do coronavírus morre em Porto Alegre

Paciente foi infectado pela variante peruana C. 37

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A Secretaria da Saúde de Itaqui e o Hospital de Clinicas de Porto Alegre confirmaram a morte de um paciente infectado com uma nova variante da Covid-19. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e o Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE-RS) identificaram, através de análise genômica realizada pelo Laboratório de Pesquisa de Resistência Bacteriana (LABRESIS), a variante peruana C. 37 do vírus SarsCov-2 (novo coronavírus), causador da COVID-19, no homem de 23 anos que estava internado na CTI Covid do Hospital de Clínicas, na capital.

O paciente é um motorista de caminhão que realizou uma viagem a São Paulo e retornou pela Argentina. No trajeto começou a sentir os sintomas da doença. Chegou em Itaqui em 20 de maio, fez um teste rápido de antígeno em uma farmácia da cidade e o resultado foi positivo para coronavírus.

Em 21 de maio, o caminhoneiro passou a ter os sintomas mais graves da Covid-19, foi internado no Hospital São Patrício de Itaqui e com o agravamento do seu quadro, em 23 de maio, necessitou ser transferido de avião até a capital, onde permanece fazendo uso de ventilação mecânica.

A Vigilância Epidemiológica e a equipe covid de Itaqui já começaram a investigar todos os possíveis contatos do paciente.

Mais informações sobre a variante peruana estão sendo pesquisadas pela equipe técnica de Itaqui junto às autoridades estaduais. De momento se sabe que a forma de transmissão é igual à das variantes já conhecidas através de contatos próximos e de secreções.

Fonte Secretaria de Saúde de Itaqui