Bicicletada reune uma centena de pessoas em defesa do patrimônio de Porto Alegre
Foto: Lucas Pitta

Bicicletada reune uma centena de pessoas em defesa do patrimônio de Porto Alegre

Bicicletada reune uma centena de pessoas em defesa do patrimônio de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia

Ocorreu, na manhã do sábado (12), uma marcha de bicicletas que reuniu cerca de 100 pessoas, em Porto Alegre, com o objetivo de chamar atenção para a situação do Museu Joaquim Felizardo. A mobilização ficou nomeada de “Bicicleata em Defesa do Patrimônio Histórico e Ambiental de Porto Alegre”.

O ato foi organizado pela Associação de Amigos do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (AAMJF), a Frente Parlamentar da Cultura e a Frente Parlamentar em Defesa do Cais do Porto – ambas da Câmara de Vereadores da Capital – e contou com o apoio de coletivos culturais e estudantis. Todos usavam máscaras para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo informam as organizações da mobilização, no primeiro semestre de 2021 ocorreram diversos casos de assalto e depredações ao Museu, além de dificuldades financeiras impedirem manutenções como capina e poda de árvores. Essas dificuldades ameaçam a estrutura da construção, remanescente do século XIX.

Na última quinta-feira (10), uma audiência pública para debater os rumos do Museu foi realizada pela Frente Parlamentar da Cultura. De acordo com o vereador Matheus Gomes (PSOL), “mais de 70 pessoas se reuniram para iniciar a elaboração de um projeto de manutenção do caráter público do Museu, pois a prefeitura iniciou de forma unilateral a apresentação do espaço do Museu para a iniciativa privada. Pra nós, o patrimônio histórico tem não pode ser precificado, tem valor inestimável e é de toda a cidade”.

Até este momento, não há a nomeação oficial de uma nova direção do Museu. Apesar da indicação do ex-vice-governador Vicente Bogo, até o momento nenhuma nomeação foi registrada no Diário Oficial de Porto Alegre, o que preocupa o corpo técnico e a AAMJF. O trajeto da bicicleata foi escolhido para dar visibilidade a pontos simbólicos do patrimônio histórico e ambiental da cidade, como o Mercado Público, o Cais do Porto e a Usina do Gasômetro, encerrando em frente ao Museu.

“Defendemos a revitalização da Orla e do Centro Histórico, no entanto, esse processo deve ocorrer em diálogo com o conjunto da sociedade civil, privilegiando processos como a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. O que vi até o momento é a prefeitura pensando a cidade de modo fragmentado, o que é anti-democrático e favorece o interesses de segmentos empresariais específicos, como a especulação imobiliária, em detrimento do interesse coletivo”, afirma Gomes.

O vereador Leonel Radde (PT) destacou a unidade do campo democrático presente na manifestação. Além dele e do Matheus Gomes, também compareceram o vereador Jonas Reis e a deputada estadual Sofia Cavedon, ambos do Partido dos Trabalhadores, e representantes do mandato do vereador Pedro Ruas (PSOL).

“A gente observa o Mercado Público destruído por incêndio em 2013 e até hoje não foi resolvida a situação. O Cais do Porto foi entregue, um espaço muito bonito que seria muito útil para a população. Também foi entregue o Gasômetro, uma obra que não termina nunca, e o Teatro de Câmara, a mesma situação. O objetivo é precarizar o serviço e os espaços para depois entregar com preço muito baixa pra iniciativa privada”, criticou Radde.

Os organizadores pretendem aprofundar o diálogo com a prefeitura e as secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!