Foto: Divulgação

Cada 450 ml de sangue doado por um cão pode salvar a vida de outros três cães. Veterinários destacam importância da doação

Conscientizar as pessoas sobre o tema é um dos objetivos do Laboratório Vetex, que inaugura nova unidade em Porto Alegre em junho

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Veterinários destacam importância da doação

A exemplo dos humanos, bancos de sangue pet também enfrentam escassez de doadores.
Cada 450 ml de sangue doado por um cão pode salvar a vida de outros três cães. Apesar de desconhecida por boa parte da população, a doação de sangue entre animais de estimação é um procedimento bastante comum nos hospitais e clínicas veterinárias. Entretanto, a exemplo do que acontece com os seres humanos, o universo pet também enfrenta escassez de bolsas de sangue. O número de doadores ainda está muito abaixo do necessário para suprir a demanda.

Conscientizar a sociedade sobre o tema e incentivar a doação de sangue entre animais de estimação é um dos objetivos do laboratório veterinário Vetex, que inaugura em junho sua primeira unidade em Porto Alegre, tendo à frente os médicos veterinários Camila Serina Lasta, Igor Cesar Miranda e Magnus Dalmolin. Com 12 anos de atuação e 6 unidades em funcionamento em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o Vetex disponibilizará em Porto Alegre um banco de sangue pet completo.

“Diariamente, cães e gatos necessitam de transfusão sanguínea, e há dificuldade de se manter estoques para as situações de emergência. Muitos tutores descobrem sobre a transfusão sanguínea apenas quando seus pets necessitam, de forma que a divulgação de informações sobre banco de sangue para animais visa captar tutores de cães e gatos doadores de sangue,” comenta a médica veterinária Camila Serina Lasta, responsável pelo banco de sangue do Vetex.

A veterinária explica que a transfusão sanguínea de um animal para outro é necessária nas seguintes situações: acidentes, intoxicações, além de diversas doenças que causam anemia, câncer e doenças transmitidas por carrapatos, por exemplo. O processo de doação é rápido, seguro e leva cerca de 15 minutos. Em média, os cães doam 450 ml de sangue. Já nos gatos, a quantidade varia de 40 ml a 60 ml. “As necessidades de doação e transfusão de sangue em animais são paralelas às necessidades dos seres humanos. Doar sangue é um ato de amor. É preciso se conscientizar e não ter qualquer receio em fazer a doação, já que ela salva vidas e os animais doadores não sofrem ou são prejudicados”, afirma Camila.

Existem alguns pré-requisitos a serem respeitados na doação de sangue entre animais. No caso dos cães, eles devem pesar mais do que 25 quilos para serem candidatos a doadores. Já os gatos devem ter peso superior a quatro quilos e meio. Os animais precisam ter entre um e oito anos de idade, além de estarem com a saúde em dia. Para garantir uma doação segura, os candidatos passam por uma avaliação clínica e laboratorial prévia.

Resultados rápidos são cruciais

O novo Vetex Porto Alegre terá um tele plantão 24 horas, com o atendimento podendo ser realizado a qualquer hora do dia ou da noite. Além do banco de sangue pet, outro diferencial do laboratório é a agilidade na liberação dos resultados. Um exemplo disso é a PCR Real Time, exame de alta complexidade que detecta de forma precisa uma série de doenças graves que acometem animais de estimação, como cinomose, parvovirose, leptospirose e leishmaniose. Os resultados deste exame levam em média de dois a três dias para sair. Em alguns casos, até uma semana ou mais.

No Vetex o exame é realizado em 24 horas e, às vezes, em até menos tempo. “O fato de o resultado sair mais rápido é importantíssimo, pois quanto antes tivermos o diagnóstico, mais cedo começa o tratamento direcionado e as chances de cura aumentam consideravelmente”, afirma o médico veterinário Magnus Dalmolin, diretor técnico e sócio da unidade Vetex de Porto Alegre.

Outros diferenciais importantes que o Vetex traz incluem microbiologia automatizada com MIC (Antibiograma por Concentração Inibitória Mínima), ensaios sorológicos, dosagens hormonais (quimioluminescência) e atendimento em hematologia clínica.

Serviço

Vetex Laboratório Veterinário
Inauguração: Junho de 2021

Endereço: Avenida Teixeira Mendes, 862, Três Figueiras, Porto Alegre (RS).
Telefones: (51) 98164-1840 (WhatsApp) e 98164-5894 (Plantão)

Mais informações podem ser obtidas no site https://vetex.vet.br/