Foto: Alex Rocha | PMPA

Força-tarefa da prefeitura coleta 70% dos resíduos da rota noturna

Prefeitura faz balanço da coleta de resíduos noturna

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

A força-tarefa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), completou 70% das rotas da coleta domiciliar noturna na madrugada desta quinta-feira, 10. No turno do dia será feita toda coleta dos resíduos da quinta-feira e também do passivo da última terça-feira, 8. O restante será recolhido gradativamente nos próximos dias.

Os serviços de coleta domiciliar (orgânicos e rejeitos) sofreram alterações devido a paralisação das atividades dos trabalhadores da B.A. Meio Ambiente. Para atender as comunidades afetadas, a prefeitura organizou uma força-tarefa. A coleta está sendo feita com 47 caminhões-caçamba, sendo 33 do DMLU, dez da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da SMSUrb e os demais da prefeitura, além de mais 30 veículos de outras parceiras. No total, 77 veículos prestam apoio.

O DMLU alerta ainda que parte dos resíduos identificados na rua são focos crônicos de descarte irregular. Dados do DMLU em 2020 indicam a existência de 423 focos crônicos de lixo na cidade. O Departamento coleta em torno de 350 toneladas/dia de resíduos descartados de forma errada nas ruas, calçadas, praças e parques.

Paralisação de atividades: Os trabalhadores da empresa B.A. Meio Ambiente paralisaram as atividades na noite desta terça-feira, 8. Eles reclamam do não pagamento de benefícios, como férias, por parte da empresa. Não há débitos por parte do DMLU. A prefeitura suspendeu o contrato com a empresa B.A. Meio Ambiente Ltda na noite de quarta-feira, 9. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) A empresa tem 15 dias para apresentar a defesa. (PMPA)