Operação Inverno amplia rede de atendimento a pessoas em situação de rua de Porto Alegre
Foto: Divulgação

Operação Inverno amplia rede de atendimento a pessoas em situação de rua de Porto Alegre

Atualmente, a rede de apoio da Fasc contempla 256 vagas distribuídas em quatro albergues – dois 12h e dois 24h .

Compartilhe esta notícia

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) aumentará a capacidade de acolhimento em Porto Alegre de pessoas em situação de rua durante a Operação Inverno. Mais 200 vagas em acolhimento na modalidade de pousada e 200 benefícios de auxílios moradias garantirão uma nova possibilidade nas noites e dias frios. Dos novos espaços, dez terão lugar para animais de estimação. Serão 60 vouchers de hospedagem na modalidade 24h. As demais 140 vagas de hospedagem serão concedidas para população em situação de rua a partir da avaliação da rede socioassistencial nos territórios. O contrato com os prestadores de serviço de hospedagem, selecionados em chamamento público, deve ser assinado ainda nesta semana.

Atualmente, a rede de apoio da Fasc contempla 256 vagas distribuídas em quatro albergues – dois 12h e dois 24h . A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, chama atenção para os desafios na busca de soluções imediatas em um cenário de exceção, sendo necessário cuidar de vulnerabilidades específicas como a fome e o frio. Ela destaca ações transversais com a saúde, habitação, geração de trabalho e renda. “O desafio é grande, somos uma política de travessia. O indivíduo chega à assistência com uma série de fragilidades. Ele precisa de vínculo, de laço, de proteção, de cuidado para que ele consiga se enxergar como sujeito e faça essa travessia”, avalia.

Para acessar a hospedagem na modalidade Albergue 12h, o usuário pode se dirigir ao local de maneira espontânea. Neste espaço, é ofertado janta e café da manhã, assim como momento para higiene pessoal, pernoite e atendimento técnico. Na modalidade de Casa de Passagem 24 horas, o acesso é realizado a partir de avaliação técnica para encaminhamento via Núcleo de Acolhimento da Fasc. Assim, como na modalidade de Pousada, imediatamente serão encaminhados para o acolhimento por meio das equipes de Abordagem Social e Proteção Social Especial.

Albergues em Porto Alegre:

Albergue Dias da Cruz: modalidade albergue 12h – 90 vagas (durante a pandemia reduziu para 47)
Abrigo Renascer: modalidade Casa de passagem: 24h – 80 vagas
Albergue Acolher 1: modalidade Casa de Passagem: 24h – 75 vagas
Albergue Acolher 2: modalidade Albergue 12h – 75 vagas (durante a pandemia 54)

Centros POP – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) também integram a rede parceira da Fasc, por meio da Associação Cultural Ilê Mulher, e orientam cerca de 100 pessoas diariamente. Os Centros POP que promovem o atendimento social com equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. A partir dos atendimentos sociais, os usuários têm a escolha de participar de oficinas, realizar a higiene pessoal e de refeição. Assim, enfrentam a situação de rua de forma que possam reorganizar as suas vidas.

O município de Porto Alegre conta com três Centros para População em Situação de Rua: POP 1 no bairro Santana, POP 2 no bairro Floresta e POP 3 no bairro Navegantes.

Centro POP 1 – Santana
Av. João Pessoa, 2384, Farroupilha

Centro POP 2 – Floresta
Rua Gaspar Martins, 114 / 120, Floresta
Centro POP 3 – Navegantes

Av. França, 496, Navegantes
SCFV – Adultos Pop Rua – Ilê Mulher
Rua Santo Antônio, 64, Floresta

Além dos Albergues e Centros POP, o Município de Porto Alegre conta com 23 equipamentos de acolhimento em sua rede para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social – somando 920 vagas em diversos equipamentos. Os restaurantes populares localizados no Centro, Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Restinga servem 1.100 pratos diários.

Para ajudar as pessoas em situação de rua, basta ligar para Central de Abordagem – 156 opção 7.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!