Orla do Guaíba: Projeto de alunos da PUC do Paraná vence concurso para portal Mário Totta – Porto Alegre 24 horas

Orla do Guaíba: Projeto de alunos da PUC do Paraná vence concurso para portal Mário Totta

Critérios para escolha foram apresentação, design e criatividade, funcionalidade e sustentabilidade
Foto: Minimum/divulgação

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Um concurso realizado neste sábado, 26, escolheu o melhor projeto arquitetônico para o Portal Mário Totta, um dos oito Portais do Guaíba, localizado no bairro Tristeza. O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, fez parte da comissão julgadora, ao lado do diretor-geral do Grupo Prontosul, Hassan Akmed, dos arquitetos Ivo Kieling, Lucas Obino e Luciana Fonseca e do diretor da escola João Paulo I, Eduardo Ferret. O concurso é promovido pela Minimum.

Na avaliação, três projetos de estudantes ou recém-formados em arquitetura para qualificar e urbanizar a área de 580 metros quadrados que se inicia na rua Mário Totta e termina no Guaíba. A iniciativa de recuperação desses espaços faz parte de uma parceria da Smamus com o Grupo PortoSul, que prevê revitalizar os portais com a construção de espaços de contemplação ao Guaíba e acesso à areia.

Cada equipe teve 15 minutos de apresentação. Os critérios para escolha foram apresentação, design e criatividade, funcionalidade e sustentabilidade. Dentre os finalistas, uma equipe da Univates de Lajeado, uma da PUC do Paraná e outra da Unicampi, em Campinas. Ao todo, foram mais de 60 projetos inscritos por jovens de todos o país.

O projeto vencedor foi dos recém-formados pela PUC/PR que receberão R$ 2 mil e um curso na área de arquitetura. A proposta poderá ser desenvolvida por parceiros para se tornar realidade no portal Mário Totta.

“Os jovens usaram com inteligência todo o espaço, deram usos diferentes, atendendo a diversas faixas etárias, garantiram sustentabilidade com educação trabalhada nos muros e ainda criaram um mirante superior, acesso à faixa de areia e foram muito criativos com a criação de dois escorregadores ao lado das escadas. Acredito que seja algo que a comunidade local gostaria de ter”, defendeu o secretário Germano Bremm. (PMPA)

Mais noticias do Porto Alegre 24 horas

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade