Foto: Reprodução

Tipo raro de meteoro é registrado pela primeira vez no céu do Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Localizado na cidade gaúcha de Taquara (Vale do Paranhana), o observatório espacial Heller&Jung registrou pela primeira vez a queda de um meteoro procedente de fora do Sistema Solar ao qual pertence o nosso planeta. Astrônomos agora querem descobrir de onde veio o bólido espacial.

O objeto atingiu a atmosfera terreste em um ângulo de 6,1° em relação ao solo, por isso a sua denominação “earthgrazer” (“raspador da Terra”, em uma tradução livre para o Português). E começou a brilhar a uma altitude aproximada de 160 quilômetros, devido ao atrito com a atmosfera, no céu sobre Capão Comprido (Litoral Sul).

Com uma velocidade impressionante de 230 mil km/h, o meteoro percorreu 243 quilômetros em menos de 4 segundos em direção ao norte, até desaparecer no céu próximo ao município de Carlos Barbosa (Serra gaúcha).

De acordo com o dono do observatório, Carlos Fernando Jung, esse tipo de meteoro ainda não havia sido registrado na Região Sul do País: “Trata-se de uma descoberta nova e que vai possibilitar mais estudos”.

Diferença

O ingresso de meteoros na atmosfera do planeta é um fato bastante frequente em qualquer parte do globo terrestre, sendo que na maioria dos casos o objeto celeste se desintegra totalmente pelo desgaste com o ar e outros fatores, sem chegar ao solo – fenômeno popularmente conhecido como “estrela cadente”.

Alguns se fragmentam ou mesmo não se desmancham totalmente, podendo ser encontrados em dimensões que variam conforme o seu tamanho e determinadas condições. São os chamados “meteoritos”.

No caso do “earthgrazer”, a dinâmica é outra. O meteoro não cai verticalmente sobre o planeta e nem é tão luminoso, devido a ângulos mais “suaves” de aproximação com o planeta, de forma que apenas cruza “de raspão” uma ou mais camadas altas da atmosfera, antes de retornar ao espaço.

(Marcello Campos | O Sul)