Vacina da Novavax tem mais de 90% de eficácia
Foto: Freepik

Vacina da Novavax tem mais de 90% de eficácia

Imunizante, que é eficaz contra variantes da Covid-19, ainda não tem autorização de uso no Brasil

Compartilhe esta notícia

A vacina contra a covid-19 da Novavax tem uma eficácia global de 90,4% e conseguiu atuar contra as variantes do coronavírus Sars-CoV-2, informou o laboratório norte-americano nesta segunda-feira (14). Os dados ainda precisam ser confirmados por estudos independentes. A informação é do portal R7.

A nota ressalta que o imunizante NVX-CoV2373 mostrou uma proteção de 100% contra as formas moderadas e graves e de 90,4% de maneira geral. Para chegar ao resultado, a Novavax fez os testes clínicos com 29.960 em 119 cidades dos Estados Unidos e México.

Foram constatados 77 casos de covid-19 nos estudos, sendo que 63 estavam no grupo de pessoas que receberam o placebo e 14 nos que receberam as duas doses da vacina. Já as reações adversas foram leves, sendo as mais comuns dor muscular e no lugar da aplicação, fadigas e dores de cabeça que duraram, no máximo, três dias.

Sobre as variantes, a Novavax informou que 65% dos casos constatados nos testes eram da variante Alpha, primeiramente detectada no Reino Unido. Um estudo preliminar anterior, feito no Reino Unido, havia mostrado uma queda de proteção quando a variante era a Delta, identificada na África do Sul.

O imunizante usa uma fórmula bastante inovadora, que usa proteínas do Sars-CoV-2 para ativar uma resposta imune.

A empresa informou que pretende pedir o registro de uso emergencial da NVX-CoV2373 para a FDA, a agência regulatória norte-americana, ainda no terceiro trimestre. A capacidade de produção é de 100 milhões de doses por mês no início do segundo semestre, subindo para 150 milhões no fim do ano.

R7

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!