Foto: Pedro França | Agência Senado

Dmae informa sobre falta de água nesta quarta-feira em Porto Alegre

e chover, os trabalhos poderão ser reagendados.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou dois serviços na quarta-feira, 21: um deles no bairro Cristal, na Zona Sul, e outro na Bela Vista, Zona Norte. Se chover, os trabalhos poderão ser reagendados.

Na Zona Sul, redes de água serão interligadas na avenida Chuí esquina da rua Ibicuí, para substituição de redes antigas que têm apresentado vazamentos frequentes. A partir das 9 horas poderá faltar água em parte do bairro Cristal, com normalização prevista durante a noite, podendo demorar mais nas partes altas da região.

Na Zona Norte, redes serão remanejadas provisoriamente na rua Carlos Gomes, 745, esquina da rua Coelho Neto, para acesso ao novo empreendimento do Grupo Zaffari, que irá executar o trabalho. O Dmae fiscalizará a intervenção e realizará o fecho da água. O abastecimento fica interrompido, a partir das 9 horas, em parte dos bairros Bela Vista, Mont’ Serrat e Petrópolis. A estimativa é que a água retorne durante a noite ou além desse prazo nas partes mais altas da região.

Normalização e aspecto da água – Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diversamente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.