Foto: Luciano Lanes | PMPA

Dmae já aplicou mais de 700 questionários para diagnóstico social na Zona Sul de Porto Alegre

Trabalho busca levantar o perfil dos moradores beneficiados pelas obras do Sistema Ponta do Arado

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já aplicou, desde maio, 759 questionários em nove dos 16 bairros que serão impactados com as obras do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado. As perguntas fazem parte do trabalho técnico-social, que pretende estabelecer um diagnóstico social, econômico e ambiental do território e da população beneficiada pelo empreendimento. Nesta quinta-feira, 8, teve início mais uma etapa nos bairros Ponta Grossa, Aberta dos Morros, Vila Nova e Cascata.

A consulta, sob a fiscalização do Dmae, deve seguir até outubro. As ações são realizadas pela empresa ASP Assessoria Social e Pesquisa Ltda, vencedora da licitação, em conjunto com as obras da Ponta do Arado e financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Os bairros contemplados até o momento são: Belém Novo, Chapéu do Sol, Restinga, Lageado, Hípica, Campo Novo, Lami, Espírito Santo e Ponta Grossa.

Ponta do Arado – O atual Sistema de Tratamento de Água Belém Novo, que abastece mais de 240 mil moradores do Sul, Extremo-Sul e Lomba do Pinheiro, está no limite da capacidade. Com o aumento da demanda, o Dmae passou a buscar alternativas para melhorar essa situação. A construção do novo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ponta do Arado, que contempla sete obras, é a solução para essas regiões.

A prefeitura e o Dmae contrataram o financiamento em 2019, com investimento estimado de R$ 250 milhões. A estimativa é que todo o sistema esteja em funcionamento em 2024. A primeira das sete obras, a adutora subaquática de captação de água bruta, no bairro Belém Novo, está em andamento. Ainda em julho deve ser assinada a ordem de início da construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA). (PMPA)