Imagem da Lua refletida no capacete de Buzz Aldrin é analisada; veja o resultado
Foto: Reprodução/NASA

Imagem da Lua refletida no capacete de Buzz Aldrin é analisada; veja o resultado

Compartilhe esta notícia

Nesta terça-feira (20), completaram-se 52 anos da missão Apollo 11, que entrou para a história ao levar os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin à superfície lunar. Há diversas fotos da empreitada feitas pelos próprios tripulantes da missão, mas, até então, ainda não tínhamos visto a paisagem do nosso satélite natural pelo olhar deles, enquanto estiveram por lá. Assim, o artista visual Michael Ranger editou uma das fotos mais icônicas da missão para “revelar” como Buzz Aldrin viu a Lua através de seu capacete, criando um panorama em 360º.

A imagem em questão foi feita em 20 de julho de 1969 e mostra Buzz Aldrin próximo de uma das pernas do módulo lunar Eagle, enquanto mantém o braço esquerdo dobrado. Se você observar o reflexo do capacete dele, verá a sombra de Aldrin, o módulo brilhando com a luz do Sol e Neil Armstrong segurando a câmera próximo do peito — e, ao olhar para a parte superior do reflexo, encontrará um pequeno ponto, que é a Terra refletida no visor do capacete.

Reprodução/NASA

Já a edição publicada por Ranger nos proporciona uma visão da Lua em 360º, que representa o que o astronauta viu durante a missão. Ele a mostrou em uma publicação feita na rede social Reddit e descreveu como foi recriar a visão de Aldrin naquele momento. “O que torna esse progresso tão empolgante, para mim, é o fato de que isso é real”, disse ele, na publicação. “Se eu tiver qualquer indício de que algo assim seria falso, meu interesse iria evaporar completamente, mas é ótimo porque é real”, afirmou.

Reprodução/NASA/Michael Ranger u/rg1213

Para criar a imagem, Ranger aproveitou uma tentativa anterior que fez em 2019 e a juntou com outra versão de menor resolução. Já a versão mais recente foi feita a partir de uma foto de alta resolução, obtida de um arquivo disponibilizado no Flickr da NASA, que exigiu um processo de edição para obter a perspectiva desejada. “Peguei esta famosa imagem do Buzz Aldrin na Lua e ampliei o visor”, explica o artista. “Como é, essencialmente, uma bola espelhada, consegui ‘desembrulhá-la’ nesta imagem 2D”.

Depois, foram necessárias algumas pequenas correções visuais. “Além da resolução mais alta da digitalização do filme e do formato do arquivo descompactado, aumentei a nitidez e corrigi as cores no Photoshop”, relatou ele. Após corrigir a cor do visor e acrescentar alguns detalhes das bordas para deixar a visão do interior do capacete mais realista, Michael abriu a imagem no Google Street View e conseguiu, finalmente, visualizar o que Aldrin viu na Lua durante a missão — com direito até a um vídeo dos resultados, que você confere abaixo:

A missão Apollo 11 foi lançada em 16 de julho de 1969, levando os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins rumo à Lua. A missão foi um sucesso e, felizmente, os registros do momento histórico estão disponíveis para o público. Assim, Michael parece ter inspirado outros usuários a analisar o material do arquivo da missão para, quem sabe, encontrar mais possibilidades de edição para criar novos olhares dos registros do programa.

Fonte: ScieceAlert

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!