Chances de surgir uma variante que leve as vacinas contra a Covid-19 ao fracasso são reais, alertam cientistas
Foto: Freepik

Chances de surgir uma variante que leve as vacinas contra a Covid-19 ao fracasso são reais, alertam cientistas

Pesquisadores alertam para a possibilidade de surgir uma variante que escape da proteção dos imunizantes

Compartilhe esta notícia

Um estudo realizado pelo Grupo de Aconselhamento Científico Oficial do Governo do Reino Unido aponta como improvável a erradicação do coronavírus. Os cientistas alertam ainda que é “quase certo” que uma variante do SARS-Cov-2 irá emergir e “levar a uma falha da vacina atual”.

A análise não foi revisada por pares, a pesquisa inicial é teórica e não fornece evidências de que tal variante esteja agora em circulação. Documentos como esses são “publicados como publicações pré-impressas que forneceram ao governo evidências rápidas em uma emergência”.

O grupo de pesquisadores recomenda que as autoridades continuem a reduzir a transmissão do vírus tanto quanto possível para diminuir a probabilidade de uma nova variante resistente à vacina.

Eles também recomendam que pesquisas se concentrem em novas vacinas que não apenas previnam internações hospitalares e doenças, mas também “induzam níveis elevados e sustentados de imunidade da mucosa”.

O objetivo deve ser “reduzir a infecção e transmissão de pessoas vacinadas” e “reduzir a possibilidade de seleção de variantes em pessoas vacinadas”. Várias empresas que fabricam as vacinas da covid-19 já estão pesquisando novas variantes.

Catraca Livre

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!