Novo ciclo do auxílio emergencial é iniciado com cortes na lista de beneficiários. A quinta parcela do projeto em 2021 começou a ser paga nesta semana, mas nem todos os segurados deverão ser contemplados. O governo vem reforçando as análises mensais pela Dataprev, de modo que resulte na exclusão daqueles que estiverem fora das regras.
O pagamento do auxílio emergencial 2021 permanece movimentando as agencias da Caixa Econômica. Neste momento, os segurados do Bolsa Família já estão sendo contemplados com a quinta parcela e a partir desta sexta-feira (20) o valor ficará disponível para o público geral.
Governo reforça fiscalização dos cadastros
Apesar de ser um benefício em concessão há meses, todos os segurados estão sujeitos a terem seus abonos cancelados. Isso porque, ao fim de cada rodada o Ministério da Cidadania convoca a Dataprev para fiscalizar a documentação dos contemplados.
Sendo identificada qualquer inconsistência o titular perde automaticamente o direito de receber o próximo pagamento. Para poder descobrir se foi afetado ou não é preciso monitorar o portal de consultas do projeto.
Quem pode ter o auxílio emergencial cancelado?
Como saber se fui excluído?
O procedimento de consulta permanece sendo realizado no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. Ao abrir a página, o cidadão deve preencher o formulário apresentado.
Será solicitado seu nome completo, data de nascimento e número do CPF. Feito isto, confirme os dados, clique na opção ‘não sou um robô’ e aguarde a realização da análise. O segurado que permanecer no projeto conseguirá visualizar a aceitação de seus dados.
Porém, quem receber a negativa terá acesso a um informe alegando que os documentos não foram identificados no sistema. Nesse caso, o sujeito tem até 10 dias para entrar com um pedido de contestação, disponível logo abaixo.
Ao selecionar o serviço, solicitará que a Dataprev reanalise os dados para uma nova tentativa de inclusão no projeto. Sendo negado novamente, o benefício só poderá ser revisto agora na justiça.
Para isso, o titular precisa reunir todos os documentos que comprovem seu direito de recebimento e aguardar o andamento do processo.



