Veja os motivos que podem excluir você das próximas parcelas do Auxilio Emergencial
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Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

Veja os motivos que podem excluir você das próximas parcelas do Auxilio Emergencial

O governo vem reforçando as análises mensais pela Dataprev, de modo que resulte na exclusão daqueles que estiverem fora das regras

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Novo ciclo do auxílio emergencial é iniciado com cortes na lista de beneficiários. A quinta parcela do projeto em 2021 começou a ser paga nesta semana, mas nem todos os segurados deverão ser contemplados. O governo vem reforçando as análises mensais pela Dataprev, de modo que resulte na exclusão daqueles que estiverem fora das regras.

O pagamento do auxílio emergencial 2021 permanece movimentando as agencias da Caixa Econômica. Neste momento, os segurados do Bolsa Família já estão sendo contemplados com a quinta parcela e a partir desta sexta-feira (20) o valor ficará disponível para o público geral.

Governo reforça fiscalização dos cadastros

Apesar de ser um benefício em concessão há meses, todos os segurados estão sujeitos a terem seus abonos cancelados. Isso porque, ao fim de cada rodada o Ministério da Cidadania convoca a Dataprev para fiscalizar a documentação dos contemplados.

Sendo identificada qualquer inconsistência o titular perde automaticamente o direito de receber o próximo pagamento. Para poder descobrir se foi afetado ou não é preciso monitorar o portal de consultas do projeto.

Quem pode ter o auxílio emergencial cancelado?

  • Quem foi contratado com carteira assinada após a liberação do auxílio – já que para receber o valor a pessoa não deve possuir vínculo formal de emprego;
  • Cidadãos que recebem o seguro-desemprego, benefícios previdenciários ou repasses assistenciais do governo (com exceção do Bolsa Família);
  • Militares ou requerentes de classe média (que não poderiam ter acesso ao auxílio).
  • Como saber se fui excluído?

    O procedimento de consulta permanece sendo realizado no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. Ao abrir a página, o cidadão deve preencher o formulário apresentado.

    Será solicitado seu nome completo, data de nascimento e número do CPF. Feito isto, confirme os dados, clique na opção ‘não sou um robô’ e aguarde a realização da análise. O segurado que permanecer no projeto conseguirá visualizar a aceitação de seus dados.

    Porém, quem receber a negativa terá acesso a um informe alegando que os documentos não foram identificados no sistema. Nesse caso, o sujeito tem até 10 dias para entrar com um pedido de contestação, disponível logo abaixo.

    Ao selecionar o serviço, solicitará que a Dataprev reanalise os dados para uma nova tentativa de inclusão no projeto. Sendo negado novamente, o benefício só poderá ser revisto agora na justiça.

    Para isso, o titular precisa reunir todos os documentos que comprovem seu direito de recebimento e aguardar o andamento do processo.

    FDR

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