A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 16.440 testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 em pacientes sintomáticos. Os itens foram repassados aos municípios pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Disponível em 31 unidades (lista abaixo), o teste é feito com amostras de coleta nasal e deve ser coletado, de preferência, entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas.
“O repasse dos testes auxilia na identificação precoce dos casos positivos, diminuindo a circulação do vírus. Esse quantitativo servirá para seis meses de atendimento”, avalia a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer.
As unidades de saúde fazem, em média, 2,5 mil testes por mês. Os pacientes passam por avaliação clínica e, se há indicação, são encaminhados para testagem no próprio local. Os resultados saem em 15 minutos. Quem tiver diagnóstico negativo no teste de antígeno e persistir com sintomas será encaminhado para a realização de um novo exame, do tipo RT-PCR, para confirmação.
Unidades de saúde que oferecem o teste rápido de antígeno:
PMPA



