Prefeitura desbloqueia 200 imóveis no bairro Moinhos de Vento

Prefeitura desbloqueia 200 imóveis no bairro Moinhos de Vento

A maioria dessas edificações foi construída antes de 1970.
Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Compartilhe esta notícia

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Departamento de Patrimônio e Memória, desbloqueou 200 imóveis no bairro Moinhos de Vento. Com essa medida, foi atendida uma demanda antiga de diferentes setores da comunidade.

Nos últimos dois meses e meio, os arquitetos da Equipe de Patrimônio Histórico revisaram todo o inventário do bairro e reduziram substancialmente o número de imóveis que se encontravam bloqueados, liberando 200 imóveis após uma criteriosa análise. A maioria dessas edificações foi construída antes de 1970.

Essa revisão levou em conta as alterações introduzidas em 2019 na legislação pertinente. Muitos desses imóveis encontravam-se bloqueados há vários anos.

O diretor do DPM Nelson Boeira, a qual está vinculada a Epahc, explicou a importância desta ação: “Os bloqueios quando se estendem indefinidamente, podem causar danos ao patrimônio dos proprietários, mesmo no caso de imóveis de menor valor econômico.”

Boeira ainda informou que no próximo ano o mesmo procedimento será realizado em vários outros bairros da cidade. Para o secretário Gunter Axt, tais medidas e iniciativas introduzem critérios mais claros e objetivos entregando maior relevância a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Fonte: PMPA

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade