Aras abre seis investigações contra Bolsonaro baseado no relatório da CPI da Covid
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Aras abre seis investigações contra Bolsonaro baseado no relatório da CPI da Covid

Foram apresentadas dez petições ao STF na semana passada que relacionam 12 autoridades com foro privilegiado no STF. Algumas delas aparecem em mais de um processo

Compartilhe esta notícia

Da Revista Forum

O Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, abriu seis novas investigações preliminares envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (PL) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também ministros do governo e parlamentares.

As investigações foram abertas com base no relatório final da CPI da Covid. Os procedimentos estão sob sigilo, a pedido da PGR.

Foram apresentadas dez petições ao STF na semana passada que relacionam 12 autoridades com foro privilegiado no STF. Algumas delas aparecem em mais de um processo.

A PGR dividiu as petições com base nos supostos crimes apontados pela CPI em seu relatório final. Os ministros relatores foram sorteados para cuidar de cada um dos casos.

Todos os pedidos se baseiam nas informações apuradas pela comissão parlamentar ao longo dos seis meses de trabalho, sem nenhuma prova adicional produzida até o momento.

Vários crimes

As petições que envolvem Bolsonaro tratam de crimes de epidemia, infração de medida sanitária preventiva, charlatanismo, incitação ao crime, falsificação de documento particular e emprego irregular de verbas públicas. Ainda há uma petição sobre o crime de prevaricação na aquisição da vacina Covaxin, mas esse fato já está em investigação pela Polícia Federal em um inquérito sob relatoria da ministra Rosa Weber.

Também será analisada a conduta de ministros do governo e parlamentares bolsonaristas, como o ministro da defesa Braga Netto e o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, políticos como o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP) e Carlos Jordy (PSL-RJ), além de blogueiros bolsonaristas.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!