Criança morre a espera de leito de UTI no interior do RS
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Criança morre a espera de leito de UTI no interior do RS

A menina, de apenas 2 anos de idade, não resistiu a espera e veio a óbito após um choque séptico.

Compartilhe esta notícia

A menina Betina Bessa Mendes de 2 anos e 10 meses morreu no último sábado (1°) enquanto aguardava um leito de pediátrico em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um hospital de Cruz Alta. O óbito veio após um choque séptico. A informação é da Agencia GBC.

Segundo a reportagem, a criança estava na fila para tratamento especializado no Hospital São Vicente de Paulo. A equipe médica tentou leitos em hospitais de Santa Maria, Passo Fundo, Santa Rosa e até Rio Grande, mas não havia vagas.

A pequena Betina não resistiu a espera do leito e veio a óbito após sofrer um choque séptico. Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Betina teve uma gastroenterite que evoluiu para uma septicemia – quando uma bactéria infecta a corrente sanguínea –. Com isso, houve infiltração de líquido nos pulmões, falência renal e necessidade de hemodiálise. Diante do quatro, a menina precisava de um cirurgião pediátrico para colocação de um acesso profundo no peito, necessário para levar medicamentos que debelassem a infecção. O procedimento só poderia ser feito em uma UTI.

Enquanto o hospital tentava vaga em UTI de outros municípios, a família acionou a Justiça na noite de sexta-feira (31). Menos de 12 horas depois, veio a decisão favorável que mandava Betina ser levada para um leito de UTI em Passo Fundo. A vaga seria paga pela Secretaria Estadual de Saúde, na rede hospitalar privada. Porém, Betina morreu antes de ser transferida.

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!