Dmae inicia a dragagem do Arroio Passo das Pedras na Zona Norte – Porto Alegre 24 horas

Dmae inicia a dragagem do Arroio Passo das Pedras na Zona Norte

Serviços começaram nesta semana nas proximidades da BR-290
Foto: Luciano Lanes | PMPA

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on whatsapp

Entre a BR-290 e a Vila Brasília, uma escavadeira hidráulica de braço longo já pode ser vista removendo resíduos de dentro do arroio Passo das Pedras. São os serviços de dragagem realizados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que se iniciaram na última terça-feira, 11, na Zona Norte da Capital. Neste trecho inicial, que compreende cerca de 1,2 quilômetros, está prevista a retirada de 18 mil metros cúbicos de sedimentos, no prazo de um mês. No total, mais de 5,5 quilômetros, da alameda General Raphael Zippin até a foz do Rio Gravataí, e 46,6 mil m³ de materiais, serão retirados deste arroio ao longo de 2022.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

“Com a dragagem conseguimos aprofundar em aproximadamente um metro o arroio, o que permitirá uma maior vazão das águas, especialmente em dias de chuva. Isto repercutirá, em breve, em menos extravasamento em pontos críticos do bairro Sarandi”, explica o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, que acompanhou as intervenções na manhã desta sexta-feira, 14.

Desde o dia 3 de janeiro, equipes estão no local realizando coletas para análises, remoção de materiais depositados nas margens desde o último contrato, em 2020, além de limpeza e criação de acesso para os caminhões. “Após a retirada dos sedimentos de dentro do arroio, eles ficam secando nas margens por cerca de 15 dias até serem carregados e destinados”, complementa a fiscal do serviço, Elisa Bottega. Em pouco mais de 400 metros e 4 mil metros cúbicos removidos, muito lixo e pneus já podem ser conferidos junto aos materiais que descansam às margens.

Dragagem na Zona Norte – O contrato de dragagem para a região Norte de Porto Alegre prevê a remoção de 143 mil metros cúbicos de resíduos e mais de 32,2 quilômetros de extensão de arroios, canais e valas, ao longo de 2022. Os serviços são executados pela empresa Dratec Engenharia Ltda, que venceu o pregão nº 259/2021, em 16 de setembro de 2021, pelo valor de R$ 6,8 milhões. Serão contemplados os arroios Passo das Pedras (popularmente conhecido como Sarandi), Passo da Mangueira, Santo Agostinho e Vila Dique; os canais da Severo Dullius, Mena Barreto, Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (casas de bombas) de número 5 (na Voluntários da Pátria, junto à Vila Farrapos), 6 (na avenida dos Estados) e 10 (na Vila Nova Brasília, Sarandi). Também prevê o desassoreamento de valas e bacias de detenção abertas da Ecoville, Porto Seco A, B, C e Canal do Porto Seco. (PMPA)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Políticas de privacidade