Palco de importantes acontecimentos da história gaúcha, o Palácio Piratini, em Porto Alegre, irá receber um espetáculo teatral em homenagem ao centenário do prédio. No sábado (19/3) e domingo (20/3), às 20h, será apresentado o espetáculo “Do Cipreste ao Piratini – a origem”, peça de Rinaldo Souto que conta com mais de 80 artistas e narra acontecimentos importantes que levaram ao início da Guerra dos Farrapos.
Confira nossos perfis no Instagram, Twitter , Facebook e e tenha acesso a todas nossas notícias.
O evento, gratuito, está com os ingressos esgotados para as duas apresentações em estrutura montada em frente ao Palácio Piratini, no Centro da capital. Dividido em três atos, o enredo apresenta os eventos ocorridos entre 18 e 21 de setembro de 1835, quando as tropas de Bento Gonçalves e Gomes Jardim tomaram o antigo Palácio de Barro, onde fica hoje o Piratini, até então sob poder do império.
Tudo isso culmina na cena final, um discurso de Bento em uma da sacadas do Palácio Piratini. O general será interpretado pelo cantor nativista Manity Oliveira. O elenco contará com outros nomes conhecidos do cenário gaúcho. Gomes Jardim será interpretado por Fábio Malcorra, enquanto Onofre Pires será o personagem de Alessandro Lauffer. O elenco principal conta também com a representação da força da mulher gaúcha, através das participações de Kauana Neves interpretando Dona Leonor e Denise dos Santos Dona Caetana.
O espetáculo conta com cenas produzidas, como um ritual da maçonaria entre lideranças farroupilhas e um baile com trajes de época, além de cenários como o cipreste da fazenda de Gomes Jardim. A montagem irá trazer ainda duas cenas que buscam exaltar a atuação feminina na guerra.
A apresentação também terá transmissão ao vivo pela página da @setur e @docipresteaopiratini.
O evento é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, governo federal e RS Expressões da Arte, com apoio do governo do RS e Palácio Piratini.



