Governo gaúcho realiza a “semana do sistema prisional”, com inaugurações e obras
Foto: Itamar Aguiar | Palácio Piratini

Governo gaúcho realiza a “semana do sistema prisional”, com inaugurações e obras

Novo centro de triagem de pessoas presas localiza-se na rua Salvador França, 296, em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia

Por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo e da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), o governo do Rio Grande do Sul realiza a “semana do sistema prisional”, com inaugurações e início de obras.

Confira nossos perfis no Instagram, TwitterFacebook e Telegram e tenha acesso a todas nossas notícias.

Nesta segunda-feira (27), no bairro Partenon, em Porto Alegre, ocorre a inauguração do Nugesp (Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional), um centro de triagem de pessoas presas na Região Metropolitana para que sejam realizadas audiências de custódia e outros atos processuais, solucionando o problema de presos em viaturas.

Com espaço para 708 pessoas detidas e funcionamento 24 horas por dia, o Nugesp vai contemplar todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação, triagem e audiência de custódia, até o encaminhamento final compatível ao perfil do preso.

Nesta terça-feira (28), começam as obras de reforma da Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Central. Segundo o governo, “com investimento de R$ 116 milhões, as obras possibilitarão a readequação dos módulos de vivência e da infraestrutura da unidade prisional, qualificando 1.884 vagas a partir dos pilares de segurança e tratamento penal”.

No mesmo dia, em horário e local ainda a serem confirmados por questões de segurança, será realizada uma coletiva de imprensa para detalhar a operação de movimentação dos apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre, realizada para viabilizar o início das obras.

Na quarta-feira (29), iniciará a construção da Penitenciária Estadual de Charqueadas 2, que possibilitará a abertura de 1.656 vagas. O investimento será de R$ 184 milhões. Na sexta-feira (1º), serão inauguradas as obras de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas 1.

De acordo com o Palácio Piratini, todas as obras contam com recursos do programa Avançar do governo do Estado. (O Sul)

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!