Uma estátua de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode exposta no muro de uma casa em Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre, viralizou nas redes sociais na segunda-feira (20). A estátua retrata Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral e foi exposta na propriedade da mãe de santo Michelly da Cigana, que presta consultas religiosas no local. Ela afirma que colocou a imagem por determinação divina, como agradecimento e para proteger a sua casa de religião. A estátua chamou a atenção de toda a vizinhança, mas a maioria dos moradores desconhece o significado da imagem.
O autor da postagem que viralizou é o músico e compositor Ivan Almeida, que brincou que o vizinho novo chegou causando no bairro. Ele impressionou-se com o tamanho e postura da estátua, uma cabra preta com corpo humano sentada em um trono, aparentando ter cerca de 2 metros de altura. Ivan acredita que a estátua é envolta em misticismo, preconceito e ignorância, mas todos sabem que ali funciona uma casa de religião.
Segundo o líder religioso de matriz africana, Pai Ricardo de Oxum, no Rio Grande do Sul, são muito praticados o quimbanda, que é uma modalidade ritual que designa o culto de exus e pombagiras, como a umbanda e o batuque, que é uma religião de orixás, deuses cultuados pelas muitas crenças africanas. Dentro do quimbanda, existe a figura do “Maioral”, conhecida também como Saravá Exu Maioral.
Veja a baixo a postagem feita na rede social que acabou viralizando:
Vizinho novo chegou causando no bairro. pic.twitter.com/eytxgy8LmF
— Ivan Almeida :): (@ivandiariamente) March 19, 2023



