ONG é despejada da UFRGS em Porto Alegre após denúncia dos vizinhos
Pesquisar
Foto: Reprodução/Rede Social

ONG é despejada da UFRGS em Porto Alegre após denúncia dos vizinhos

Recentemente, a ONG Patas Dadas foi surpreendida por uma ordem de despejo, além do fechamento do projeto de extensão.

Compartilhe esta notícia:

A ONG Patas Dadas foi fundada em 2009 com o objetivo de resgatar e cuidar de animais abandonados. Desde então, o projeto ajudou mais de mil animais a encontrar um novo lar. O canil da ONG está localizado dentro do Campus do Vale da UFRGS e conta com espaço para voluntários realizarem os cuidados diários. As obras foram realizadas em 2016 pela SUINFRA, responsável pelas construções e reformas na universidade, a pedido da iniciativa, que até então contava com um projeto de extensão da UFRGS, que existiu de 2011 a 2022.

Recentemente, a ONG foi surpreendida por uma ordem de despejo, além do fechamento do projeto de extensão. O canil, construído na divisão entre o Campus do Vale e residências de Viamão, possuía uma Licença de Operação interna pela FEPAM. No entanto, moradores da vila próxima ao canil denunciaram a universidade por conta dos latidos dos cães, levando o DMALIC a emitir laudos semestrais para a FEPAM com medição de ruídos. Esses laudos foram considerados excedendo o limite permitido para o local.

Durante uma pandemia, o canil ficou fechado e o DMALIC informou a prefeitura que o local estava vazio. Com a retomada das atividades, o departamento não informou sobre a volta dos trabalhos. Como resultado, a ONG foi surpreendida com uma convocação para uma reunião, onde foi dominada que estava irregular nas dependências da universidade.

A ONG Patas Dadas aponta uma “falta de vontade” da gerência da SUINFRA e DMALIC. Apesar de tentarem contato com a SEDETEC, responsável por convênios entre empresas e a UFRGS, e da ausência de resposta, a SUINFRA somente contatou a professora coordenadora do Projeto de Extensão para ordenar o esvaziamento do canil no meio de fevereiro, sem notificá-la por e-mail. Dessa forma, a ONG ficou sem estrutura física, sem canil e sem local para armazenar seus itens doados pela comunidade após anos de trabalho árduo realizado de forma totalmente voluntária.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.