Recentemente, foi descoberta uma sala altamente fortificada dentro do prédio do Ministério dos Direitos Humanos em Brasília. Conhecida como “bunker”, a sala foi construída com paredes reforçadas, fechadura eletrônica, isolamento acústico e um cofre para armas. Descobriu-se que o bunker foi construído a pedido do policial rodoviário federal Marco Aurélio Baierle, que fazia a segurança da ex-ministra Damares Alves.
De acordo com o colunista Guilherme Amado, a instalação do bunker custou cerca de R$ 17 mil e levou nove meses para ser concluída, devido às exigências de Baierle. Entre as condições estavam o isolamento acústico para impedir a escuta de sons dentro da sala e uma fechadura digital biométrica. Baierle também exigiu um cofre para armas e documentos, uma fragmentadora de papel e uma saída de ar-condicionado independente.
Todas as exigências foram encontradas em documentos acessados pelo colunista do portal Metrópoles, através da Lei de Acesso à Informação (LAI). A equipe da senadora Damares Alves explicou que a sala foi construída para atender às necessidades de segurança da então ministra, que recebia ameaças à sua vida desde o início de sua atuação no ministério. A sala foi adequada para que os policiais federais pudessem armazenar seus equipamentos de segurança e realizar as atividades necessárias para garantir a segurança da ex-ministra.



