Polícia Civil gaúcha participa de operação contra o neonazismo
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia Civil gaúcha participa de operação contra o neonazismo

Em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo, após disparar contra policiais que chegavam na residência. No local, foram apreendidas duas armas, munições e itens nazistas.

Compartilhe esta notícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (11), em Passo Fundo, no Norte do Estafo, e em Nova Petrópolis, na Serra, em apoio à Polícia Civil de Santa Catarina, que deflagrou a ação em outras oito cidades do país em combate ao neonazismo. No Estado, a ação teve o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo e da Delegacia de Polícia de Nova Petrópolis.

Em Nova Petrópolis, uma mulher foi presa em flagrante por resistência e disparo de arma de fogo, após disparar contra policiais que chegavam na residência. No local, foram apreendidas duas armas, munições e itens nazistas.

Já em Passo Fundo, foi objeto da busca uma estamparia em que eram produzidas camisetas com símbolos nazistas e supremacistas, resultando na apreensão do material.

A ação, deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil catarinense, é resultado do aprofundamento das investigações da Operação “Gun Project”, que foi deflagrada em outubro de 2022. Essa investigação apurou a fabricação de arma de fogo, com a utilização de impressora 3D, por uma célula neonazista de SC.

Em encontros presenciais, além de produção de propaganda para fins de divulgação do nazismo, o grupo realizava rituais de culto à doutrina Hitlerista, nos quais os criminosos se autointitulavam “a nova SS de Santa Catarina”. A operação integra investigação iniciada há oito meses, cujo inquérito policial permitiu identificar associados e células conexas àquele grupo, espalhados por diferentes Estados.

Além de Passo Fundo e Nova Petrópolis, foram cumpridas ordens judiciais nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos, em Santa Catarina, em Praia Grande, em São Paulo, e em Curitiba, Maringá e Marialva, no Paraná.

*Com a informação Polícia Civil do RS

Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Tem também o nosso grupão do Telegram e no Whatsapp.

Siga o Porto Alegre 24 Horas no GOOGLE News!