O primeiro ano de atuação do Serviço de Acolhimento Família Acolhedora, foi celebrado no auditório do Ministério Público de Guaíba. Diferente das instituições casas lares, por exemplo, onde essas crianças perdem o convívio com o núcleo familiar e sua estrutura, o serviço dá a oportunidade a essas crianças viverem em um ambiente familiar saudável, estabilizado, seguro e repleto de afeto.
“Foram muitas reuniões e capacitações, esse trabalho foi construído em rede, as assistentes sociais acompanham desde a formação da família, da chegada do bebê, com o cuidado de levar todo o carinho e fazer esse acompanhamento completo.” Relatou a Promotora da Promotoria de Justiça Especializada de Guaíba, Dra. Ana Luiza Domingues de Souza Leal.
A Promotora de Justiça, Coordenadora de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público RS, a Dra. Cristiane Della Mea Corrales marcou presença no evento, e falou sobre a relevância da continuidade desse serviço na cidade.
“Apenas agradecer a essa equipe que trabalha 24 horas, que se importa em fazer a diferença, promover acolhimento de qualidade, e humanidade, num ambiente seguro e eficaz, em contato familiar, e num futuro dar o direito desta criança estar numa família definitiva”. Declarou o Prefeito Marcelo Maranata .
Lançado em 08 de setembro de 2022, o serviço de acolhimento em família acolhedora constitui um dos serviços socioassistenciais da proteção social especial de alta complexidade, sendo uma das modalidades de medida protetiva que podem ser aplicadas às crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e comunitário, que residam no município de Guaíba.
O serviço foi uma preposição da Vereadora Carla Vargas que foi aprovado na Câmara Municipal, e efetivado numa parceria do Ministério Público de Guaíba com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Além disso, estavam presentes as assistentes sociais responsáveis pelo serviço, como também o Secretário Norberto Guimarães, que agradeceu o apoio do município para o serviço virar realidade e disponibilizá-lo para as crianças de Guaíba.



