A Marinha da Colômbia confirmou o resgate realizado no último sábado (23) de uma família brasileira que ficou à deriva por mais de 9 horas no Mar do Caribe. Ao todo, são dois adultos e três crianças que não tiveram seus nomes divulgados.
A família saiu do Panamá em um veleiro por conta própria. Mas o barco apresentou um grave problema interno e começou a encher de água. Os tripulantes então tiveram de usar o bote salva-vidas e abandonar o barco, ficando à deriva em pleno Golfo de Morrosquillo.
Por sorte, ainda conseguiram emitir um aviso de emergência para as autoridades marítimas colombianas, que cobrem aquela região. Mas o resgate demoraria algumas horas.
“O êxito desta operação teve início quando a Torre de Controle de Tráfego e Vigilância Marítima da Direção Geral Marítima (Dimar) recebeu a chamada de emergência da tripulação do veleiro ‘Austros’, que comunicou a entrada de água na embarcação devido a condições meteorológicas adversas”, informou a Marinha da Colômbia.
A primeira pista da Guarda Costeira foi encontrar a embarcação original, um veleiro já parcialmente afundado. A partir daí não demorou até que o bote fosse encontrado. Imagens do momento do resgate circulam nas redes sociais.
➡️ Família brasileira é resgatada após 9h à deriva no Caribe
O veleiro da família brasileira começou a sofrer com entrada de água e eles deixaram a embarcação em um bote
Leia: https://t.co/AkjrJzAiNV pic.twitter.com/59cVBPRXCC
— Metrópoles (@Metropoles) December 24, 2023
De acordo com informações divulgadas pela Marinha colombiana, os cinco brasileiros foram encontrados em bom estado de saúde e sem sinais de desidratação – um problema comum para náufragos devido à salinidade das águas. Também informou que a principal hipótese para o afundamento do veleiro foram “condições meteorológicas adversas”.
Revista Fórum



