Polícia Penal realiza três inspeções abrangentes em prisões do Litoral Norte do RS
Pesquisar
Foto: Rodrigo Borba

Polícia Penal realiza três inspeções abrangentes em prisões do Litoral Norte do RS

Polícia Penal revistou 23 galerias, 369 celas e 2.353 pessoas privadas de liberdade

Compartilhe esta notícia:

Nos primeiros dias da Operação Verão Total 2023/2024, a Polícia Penal conduziu três revistas gerais em unidades prisionais nas regiões litorâneas Norte e Sul do Estado. A mais recente ocorreu no Presídio Estadual Feminino de Torres, na manhã de quinta-feira passada (28). As anteriores foram na Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg) e na Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO), nos dias 11 e 15 de dezembro, respectivamente.

No total, foram inspecionadas 23 galerias, 369 celas e 2.353 pessoas privadas de liberdade. As operações envolveram 437 policiais penais, incluindo membros do Grupo de Ações Especiais (Gaes), Grupos de Intervenção Rápida (GIR) das 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões Penitenciárias, além de agentes de inteligência das instituições, unidades prisionais e unidades caninas regionais.

Em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, a Polícia Penal realizou também fiscalizações de prisões domiciliares em Osório, Tramandaí, Imbé, Camaquã e Pelotas, na mesma quinta-feira. No dia 21, a ação ocorreu em Rio Grande, totalizando a verificação de 34 pessoas privadas de liberdade.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destaca a importância do reforço operacional durante o verão para a segurança dos que se dirigem ao litoral. Ele enfatiza a necessidade de ampliar as ações, já rotineiras, das instituições durante a temporada, fortalecendo a cooperação entre as forças de segurança ao longo do ano.

Além disso, em colaboração com outras forças, estão em curso o cumprimento de mandados de busca e apreensão e a participação em operações conjuntas para reduzir os índices de criminalidade.

O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destaca a Operação Verão Total como uma medida essencial do governo estadual para prevenir e combater o crime nesta época do ano, quando há aumento da demanda de serviços no litoral. A integração entre as diversas forças de segurança, especialmente nos setores de inteligência, com intercâmbio frequente de informações, fortalece o sucesso das ações.

O Departamento de Monitoração Eletrônica (DME) estará atento a eventos com grande aglomeração de pessoas, como o Ano-Novo, Planeta Atlântida, Festa de Iemanjá e Carnaval, para verificar qualquer presença irregular de monitorados no perímetro designado.

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Anderson Prochnow, reforça o compromisso da Polícia Penal em colaborar com outras forças de segurança para proporcionar um verão mais seguro à população gaúcha. Ele ressalta a intenção de intensificar e expandir as ações em andamento, visando um sistema penitenciário cada vez mais seguro.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.